O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

Insituto Filantropia

O Instituto Filantropia foi fundado com o objetivo de democratizar a informação técnica relacionada ao Terceiro Setor. Utilizando a expertise adquirida por seus dirigentes ao longo de 10 anos de existência da Revista Filantropia, o Instituto amplia a utilização dos canais de comunicação para levar mais informação a seus afiliados, por meio de ferramentas como eventos, publicações, portal na internet etc. Abaixo, conheça o histórico do instituto e os benefícios de se tornar associado.

Os passos para a criação de um plano de captação para projetos culturais de artistas, organizações de cultura, produtores culturais, da economia criativa e ONGs em geral

Carga Horária: 8 horas

Programação

Os projetos culturais são, em sua maioria, dependentes de investimentos públicos ou privados para serem realizados. Captar patrocínios, utilizando leis de incentivo fiscal e editais de financiamento público são possibilidades bastante viáveis.

Nesse caso, o captador de recursos deve desenvolver estratégias para buscar recursos para os projetos culturais compreendendo a prática de financiamento à cultura e as fases do processo de captação, ampliando as possibilidades de viabilizar financeiramente tais projetos.

Já a economia criativa são atividades na quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.


Conteúdo Programático

  • A parte técnica
    • Sites (MINC, ProAC, Mendoça, outros estados e municípios)
    • Diferenças entre os artigos 18 e 26
    • Diferenças entre doação, patrocínio e investimento
    • Projeto pontual, festivais, museus e plano anual
    • O que é um bom projeto?
  • Conceitos de economia criativa
  • Estratégias disponíveis
    • Empresas (grandes e médias)
    • Escritórios especializados (prós e contras)
    • Pessoa física e Mantenedores
    • Aluguel, Produtos e serviços
    • Apoiadores
    • Verba livre
    • Evento anual
    • Governos (SICONV, estadual e municipal)
  • O plano de captação
    • Divulgação
    • Relacionamento
    • Rede
    • Contratos e formalização de parcerias
    • Prospecção e pesquisa
    • O encontro pessoal (como conseguir? O que falar)
    • Material de captação
    • Contrapartidas e benefícios
    • Follow-up e acompanhamento
  • Prestação de contas para o MINC e para os patrocinadores (clipping)
  • Casos práticos
LOCAL

Instituto Filantropia

Rua Bela Cintra, 178, Consolação, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

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