Encontro de Produtores

21 Jan 2015 20:30 - 21 Jan 2015 22:10 Goethe Institut Porto Alegre

Encontro de Produtores é um evento voltado para produtores culturais. Além de troca de informações é um momento para conversar, fazer networking e conhecer as novidades do mercado cultural. 

Pensado para  fomentar o intercambio entre produtores culturais, o Encontro de Produtores é uma oportunidade para oxigenar ideias, conhecer outros profissionais e, quem sabe,  fechar parcerias com produtores de outras  regiões. 

PROGRAMAÇÃO

19h30m - Abre alas

19h40m - "Produzindo um festival: da ideia à prestação de contas" 

Produtores convidados relatam suas experiencias em produções. Como foi o inicio, objetivos x resultados, quais foram os principais problemas e soluções, captação de recurso, dicas para quem está começando a organizar um festival, entre outras informações relacionadas ao dia-a-dia da produção cultural. 

Convidados 

Alexandre Vargas, Curador e Coord. Geral do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, RS 

Diretor teatral, Empreendedor cultural, Diretor Artístico, Curador e Coordenador Geral do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, fundador do C.P.T.A. – Centro de Pesquisa do Trabalho do Ator. Em vinte e cinco anos de teatro Alexandre Vargas têm gerado inúmeros projetos, e na sua inquietude realizou diversos estudos teatrais. 



Gabriela Silva, produtora do Festival de Cinema da Fronteira, Bagé, RS


Articuladora cultural, produtora e pesquisadora. Relações públicas de formação, trabalha no planejamento e coordenação de projetos culturais e tem se preocupado nos últimos tempos com a profissionalização de artistas, além de realizar consultoria de projetos que trabalhem com artes de forma multidisciplinar. Mestre em História, Teoria e Crítica pelo PPGAVI - IA / UFRGS, pesquisa práticas artísticas colaborativas na arte contemporânea latino-americana a partir da ideia do que é comum e do que se partilha.

Entres seus últimos trabalhos estão a Coordenação de Produção do 6º Festival Internacional de Cinema da Fronteira; Produção das Águas para o Projeto Pedagógico da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre; Coordenação de Produção da Surreal Filmes; Coordenação Operacional do Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul (onde realizou coordenação de atividade da Casa M, ações educativas do Programa de Residencias Cadernos de Viagem, Itinerância Eugenio Dittborn e os seminários de encerramento e abertura do evento); Coordenação do Programação de Residência Artistas em Disponibilidade da 7ª Bienal do Mercosul; Produção do Conexão Artes Visuais Minc/Funarte/Petrobras 2008.

20h15 - Pitaco

O microfone fica aberto para que produtores compartilhem seus projetos e o público contribua com criticas, dicas e sugestões. 

20h45 - 

Produção + desenvolvimento 

Renata Peppl, jornalista e produtora cultural

A produtora Renata Peppl vai contar TUDO sobre suas experiências como assistente de projetos em artes da People´s Palace Projects, organização parte da Queen Mary University of London, que realiza projetos entre Brasil e Inglaterra que buscam a transformação social através da arte.

Jornalista e produtora cultural, Renata trabalhou por anos nas áreas de comunicação e artes, tanto na cena teatral em peças como Solteiríssima e Casadíssima, como na assessoria de comunicação de instituições culturais como Fundação Iberê Camargo. Há mais de três anos, desde que se mudou para Londres, escreve como jornalista de cultura freelance para alguns dos principais veículos brasileiros e se dedica a criar pontes entre produções brasileiras e do Reino Unido, onde desenvolveu projetos em parceria algumas das principais organizações inglesas,como British Council, Comitê Olímpico, Somerset House e Rich Mix, sempre com foco em iniciativas interculturais. Recentemente, tornou-se assistente de projetos em artes da People´s Palace Projects, organização parte da Queen Mary University of London, que realiza projetos entre Brasil e Inglaterra que buscam a transformação social através da arte.

Encerramento  



Realização          Apoio                 

LOCAL

Goethe Institut Porto Alegre

Rua 24 de Outubro, 112, Independência, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários