Q&A com Eric Ries (Lean Startup)

Sobre Eric Ries

Empreendedor e autor de The Lean Startup, best-seller do The New York Times, Eric Ries é mais conhecido como pioneiro do movimento Lean Startup. É uma nova abordagem de negócios que vem sendo adotada em todo o mundo e está mudando a forma como as empresas são construídas e novos produtos são lançados. Inspirada por lições de produção enxuta, a abordagem Lean Startup baseia-se no princípio de "aprendizagem validada", na experimentação científica acelerada e em diversas práticas contraintuitivas que encurtam o ciclo de desenvolvimento de produtos, medem o progresso efetivo e esclarecem o que os clientes realmente querem.

Quando Eric Ries publicou The Lean Startup, a obra tornou-se instantaneamente um modelo e um best-seller entre empreendedores e startups do mundo inteiro. A metodologia Lean Startup foi matéria de reportagem do The New York Times, The Wall Street Journal, Wired e Harvard Business Review, entre outras publicações líderes. Fundou diversas startups e em 2010 foi nomeado "empreendedor residente" da Harvard Business School. A revista Inc. nomeou-o um dos "50 Maiores Especialistas em Gestão".

Formou-se em Ciência da Computação pela Yale University.

Sobre o Brasil Ventures (www.grupobrasilventures.com.br)

O Brasil Ventures é um grupo de discussões aberto, voltado para o crescimento do Corporate Venturing brasileiro. Fundado em Janeiro de 2015 por executivos de grandes empresas e instituições brasileiras (em parceria com a AceleraCorp), organiza encontros bimestrais de 02 horas para promover a experiência de discussão ao seus participantes.

Ao longo das sessões, os aprendizados são documentados e compartilhados para os integrantes do grupo, que podem aplicar as práticas aprendidas em suas empresas, disseminando a cultura de startups dentro do empresariado brasileiro.

Para participar do Brasil Ventures, os requisitos são:

· Receber um convite de um integrante do grupo;

· Fazer parte de um grupo empresarial com faturamento superior a R$ 500 milhões;

· Ter experiência relevante e comprovada nas áreas de Inovação / Marketing Estratégico, M&A, Venture Capital e Empreendedorismo, possuindo poder decisório para a prática do Corporate Venturing dentro de sua empresa. Como referência, cargos e/ou responsabilidade equivalentes a gerente sênior e/ou Diretoria Executiva são elegíveis.


Sobre Aceleratech e ACELERACORP

Fundada em novembro de 2012 por Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a Aceleratech está no mercado para fomentar o ecossistema empreendedor do Brasil através do auxílio na construção de startups de impacto, e com o sonho de movimentar o PIB do país. Conta com uma metodologia de aceleração focada em crescimento, escala e tração. O seu processo de seleção é feito tendo quatro pontos principais como base: mercado, time, modelo de negócio e estágio de maturidade. O objetivo é atuar com empresas que tenham alcance nacional ou mundial com alto potencial de faturamento.



Em Julho de 2014, a Aceleratech criou a AceleraCorp, unidade dedicada à construção de programas de aceleração corporativa para grandes empresas. Com uma metodologia inédita e adaptada à realidade do mercado brasileiro, vem ajudando empresas dos mais variados setores como Abril, Natura e Intercement a otimizarem suas estratégias e processos de inovação.
Comentários