Pesquisa Etnográfica para Designers

20 Fev 2014 19h - 25 Fev 2014 23h UXniversity

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

UXniversity

Espaço para estudar o Design contemporâneo, em especial as práticas voltadas para as pessoas (UX, ou Experiência do Usuário). Sediada em Porto Alegre, com atuação em outras cidades brasileiras.

Como a Pesquisa Etnográfica pode ajudar designers no planejamento e criação de produtos e serviços. Técnicas básicas, para pesquisas de curta duração.


Data/Hora:
20 e 25 de fevereiro de 2014

Das 19h às 23h (duas noites)

Carga horária: 8h


Mais informações: www.uxnivers.com/etno-design



Programa:

Introdução à etnografia. O que é etnografia; grupos culturais; estranhamento; cultura urbana; por quê a etnografia auxilia na criação.

Técnicas. Principais técnicas etnográficas, pontualmente apresentadas para aplicar a situações relacionadas ao desenvolvimento de produtos e serviços. Observação, observação participante, descrição densa, entrevistas. Parte teórica + dinâmicas em grupo.

Saída de campo. Experimentar. Breve etnografia a partir de
dinâmicas propostas no curso.

Passando a limpo. O que fazer depois? Como construir o relatório de campo, analisar o material e construir argumentos para o processo criativo.

Etnografia + Design. Como integrar a técnica ao dia-a-dia do designer. Troca de idéias sobre a realidade dos participantes.

Público-alvo:

Estudantes e profissionais de Design e Comunicação; gestores, analistas de negócios e profissionais envolvidos no desenvolvimento de produtos digitais.

------------

Mínimo de participantes: 8 pessoas.

Comentários