Evolução de Ambientes de Aprendizagem

20 Out 2015 19h - 20 Out 2015 21h CEAGRI II - UFRPE (Sala a definir)

Objetivo: A adoção de tecnologias no contexto escolar é vista há algumas décadas como uma necessidade para promover a renovação das práticas de ensino. Recentemente, observamos a ampliação do uso de plataformas de computação móvel e a participação em mídias e redes sociais pelas jovens gerações - NETGen, Y, Alfa e Millennials. A intenção do Design de ambientes deve inspirar novas práticas de ensino-aprendizagem. Nesta apresentação, relataremos a origem dos projetos Openredu e Youubi e discutiremos o seu caso. Os projetos mantém estreita colaboração acadêmica e seus códigos estão disponíveis à Sociedade sob licença GPL2.

Ementa:

  • Abordagens de Design de Interação
  • Técnicas de análise de contexto
  • Técnicas de prototipagem
  • Técnicas de avaliação da usabilidade aplicadas ao Design de ambientes de aprendizagem
Instrutor
_MG_9616.JPG



Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris v (René Descartes) em 1999. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 do CNPq e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua com a concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem. Publicou mais de 200 trabalhos em periódicos especializados e em anais de eventos, orientou ou co-orientou mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Atuou como coordenador dos eventos SBIE e IHC, promovidos pela SBC. Atuou como membro das comissões especiais de Interação Humano Computador e Informática Educativa da SBC. É líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. É Coordenador das comunidades de software livre Amadeus, Openredu e Youubi.



LOCAL

CEAGRI II - UFRPE (Sala a definir)

Universidade Federal Rural De Pernambuco - CEAGRI 1 - Dois Irmãos, Recife - State of Pernambuco, Brazil
Recife, Pernambuco

Comentários