Como parte da celebração ao grande Presidente Negro, Fela Kuti, a Futurafrica apresenta a oficina de dança Afrobeat Dança com P, com Vanessa Soares.

Fela Anikulapo Kuti foi o co-criador do movimento afrobeat, este africano de formação jazzística não só criou o que talvez seja o mais conhecido dos estilos de música produzidos no continente africano. Ele imortalizou sua imagem e deixou seu legado também como militante do panafricanismo e dos estilos de vida radicais e autônomos. Fundador da República Kalakuta no seio da ditadura na Nigéria setentista, ele deixou o rastro de uma política que ecoa e ganha força como metáfora contemporânea de libertação para quaisquer dos povos.

No mês de outubro, internacionalmente são feitas celebrações em homenagem à sua música, à sua memória e legado, e pelo terceiro ano consecutivo a Futuráfrica traz a Santos uma mostra de quem foi e é Fela Anikulapo Kuti, passado, presente e futuro. #NoGoDie!!

 


 

Oficina de dança afrobeat "Dança com P"

com Vanessa Soares (SP)

  • alongamento,
  • dança (ao som de musicas de Fela Kuti),
  • jogos com palavras, frases e letras de musicas do Fela.

 

Sobre Vanessa Soares: 

Sua primeira apresentação foi no evento que ela também estava produzindo, em 2002 na festa Celebrando a Vida na Casa das Caldeiras, performance como Elemento Terra. Lembra que desde a infância dançava muito, inclusivo sua mãe sempre incentivou. Até concurso de lambada participou na sua adolescência.
Em 2005 começou a frequentar aulas de teatro no Taboão da Serra e depois em Diadema, onde morou por quatro anos e formou a Cia Arte Ativa.
Em 2008 como oficinanda no Centro Cultura Taboão em Diadema, participou das aulas de dança contemporânea com o Profo. Junior e dança afro com o Profo Enoque Santos ambos da Cia de Dança de Diadema. Lá fez parte do projeto durante 10meses "Leituras na Praça" com apresentação mensal e assim surgiu o seu projeto "Dança com P." onde recita poesias, letras, frases de amigos, famosos ou letras de músicas.
Fez estágio de três meses na Cia Artesões do Corpo e atualmente tem aulas semanais com a professora de dança afro Inajá Tembuá e capoeira de angola com Ronielson Conceição. Sempre utiliza bases instrumentais, música ao vivo com performances livres, dança afro, afrobeat e contemporânea.
Faz intervenção com o público e homenagens como em 2009 na Pílula da Feira Preta para Miriam Makeba, contando sua história e dançando suas músicas com movimentos dos orixás e em 2010 no lançamento da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop na Quadra dos Bancários em homenagem ao Fela Kuti.

 


 

Agenda completa Fela Day Santos 2013

No Coworking Santos
Avenida Ana Costa, 378

14h: Oficina de Dança Afrobeat "Dança P", Vanessa Soares

16h: Abertura e visitação à Exposição ANIKULAPO

18h: Projeção do filme Music is the Weapon

19h: Projeção de cenas do documentário ANIKULAPO 
+ debate sobre o documentário e o afrobeat com o diretor Pedro Rajão (RJ).

 

Festa no C.E.S. de Santos
Avenida Ana Costa, 308:

23h: Show com Orquestra Afrocaiçara. - Laboratório Livre de Experimentação Musical + Preta Rara + Thiaguêra Brandão + Dubkilla + Mauro Fecco + Sérgio
Após, discotecagem 100% música afro a cargo de: - Pedro Rajão (Festa Xacará Xirê/RJ) - DJ Lufer (Coletivo Futuráfrica) - Dr. Caiaffo (Festa VooDoo/POA - Coletivo Futuráfrica) - Wagner Parra (Disqueria)
+ Apresentação de dança com Vanessa Soares (SP).
+ Decoração por Bryan Faustino e Olivia Laba

Realização: Futuráfrica

Apoio: Soulgreen Headshop - Coworking Santos - C.E.S

LOCAL

Coworking Santos


Santos, São Paulo

Comentários