FÉRIAS NO DOJO PARA PAIS E FILHOS

03 Jul 2016 15h - 31 Jul 2016 18h DOJO HARMONIA

Confira as oficinas que acontecerão no Dojo Harmonia aos sábados e domingos, sempre às 15h e 17h.
Há atividades para menores de 7 anos, outras para maiores de 7 anos e também para todas as idades.
Valores: O ingresso de R$ 100,00 corresponde a uma oficina e é válido para famílias ou grupos de até 3 pessoas.
O ingresso de R$ 150,00 corresponde a uma oficina e é válido para famílias ou grupos de 4 a 5 pessoas.

Confira também o planos promocionais para fim de semana completo (4 oficinas) e passe livre (8 oficinas).

Não será permitida a participação de menores desacompanhados.

Dia 2.07 - sábado - 15h às 18h - FESTA DE ABERTURA com os mestres Dinho Nascimento e José Bueno
Uma festa para celebrar o início do festival de oficinas para pais e filhos aprenderem e se divertirem juntos. Mestre Dinho e Zé Bueno serão os anfitriões do Dojo Harmonia e apresentarão os facilitadores presentes para que cada um possa contar um pouco da experiência que conduzirá no programa FÉRIAS NO DOJO.

Dia 3.07 - domingo - 15h às 17h00 - AIKIDO com José Bueno e Erika Strauss
Nessa oficina adultos e crianças terão a oportunidade de conhecer um pouco da arte Aikido por meio de práticas simples e divertidas para desenvolver presença, equilíbrio, postura, elegância, visão, cuidado e criatividade. A prática entre pais e filhos proporciona um momento especial de integração familiar numa atmosfera de aprendizagem que combina o rigor da cultura japonesa com a alegria da cultura brasileira. José Bueno é faixa-preta 4º grau de Aikido, arquiteto social e criador do Dojo Harmonia. Como educador, formou dezenas de faixas-pretas, criou um Dojo social na periferia São Paulo, trabalhou com jovens excepcionais e tem inspirado milhares de profissionais em programas de inovação e desenvolvimento humano compartilhando a essência do Aikido - AIKI CORE. Erika Strauss é faixa preta, 2º grau de Aikido, professora na Escola O-DGI de Cultura Guerreira, bailarina de Odissi - Dança Clássica Indiana e Reeducadora do Movimento pela Escola Ivaldo Bertazzo. Realiza espetáculos e dá aulas promovendo o autoconhecimento através da dança. É apaixonada por todas as expressões artísticas que revelam a espiritualidade no corpo e a conexão com o fluxo da vida. Acredita na pulsação do ser e no movimento externo e interno para uma vida vibrante, gentil e comprometida com um mundo melhor.

Dia 9.07 - sábado - 15h00 às 16h30 - CAPOEIRA com Mestre Piter e Grupo Nzinga de Capoeira Angola
A oficina apresenta noções de capoeira angola e musicalidade a partir de uma perspectiva lúdica. A proposta integra pais e filhos em uma dinâmica de brincadeiras e movimentos apropriados para a idade das crianças, trabalhando o jogo da capoeira, a teatralidade, a ginga, a dança, a musicalidade e a luta. A intenção é perceber, através dos movimentos corporais, como esses elementos são articulados com harmonia e alegria. Os participantes serão convidados a tocar e cantar o repertório tradicional das cantigas de capoeira e a vivenciar o ritual de uma roda de capoeira. Mestre Piter entrou no Grupo Nzinga de Capoeira Angola em 1996 e tem uma grande trajetória grande como músico percussionista. Desenvolve trabalhos de capoeira com crianças e adultos a partir dos ensinamentos dos mestres e mestras fundadores do grupo, seguindo a linhagem de Mestre Vicente Ferreira Pastinha.

Dia 9.07 - sábado - 17h00 às 18h30 - NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS com Renata Vendramin
Um círculo, uma história, inúmeras relações e afetos que se cocriam. A oficina traz a história de Totó, o tocador de tambor e os artistas riscam um círculo de giz no chão e convidam o público a vivenciar a arte da oralidade, da escuta e do ser narrador: aquele que através de suas histórias compartilha outros jeitos de olhar e agir no mundo, que carrega em sua memória histórias que transpassam o tempo, os hábitos, as gerações. Histórias que recontam e refazem o mundo. Preservam e atualizam a nossa memória. AIVU é um encontro de artistas-criadores. As diferentes linguagens das artes se misturam e friccionam-se no espaço da alquimia: o teatro. Cada projeto revela a junção de um grupo de artistas e encarna a sua própria identidade. Através da arte propomos o encontro, o compartilhar de experiências, a manifestação criativa no mundo.

Dia 10.07 - domingo - 15h00 às 16h30 - UM PANDEIRO ENTRE NÓS com Leo Rodrigues - filhos acima de 7 anos
A oficina propõe uma divertida viagem aos principais ritmos da cultura brasileira, através deste rico e completo instrumento: o Pandeiro. Pais e filhos mergulhando na música brasileira e aprendendo a tocar pandeiro de uma forma leve e divertida.
Léo Rodrigues acompanha como percussionista o multi-artista Antonio Nóbrega, o sanfoneiro Mestrinho e a cantora Fabiana Cozza. Ministra o curso de Pandeiro no Teatro Escola Brincante e já acompanhou alguns artistas como Toninho Ferraguti, Carlos Malta, Gabriel Grossi, Lenine, Fernanda Takai, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Emilio Santiago, Luiz Melodia, Margareth Menezes, Chico Cesar, Elza Soares, Lô Borges, Milton Nascimento e João Bosco.

Dia 10.07 - domingo- 17h00 às 18h00 - CÍRCULO DE TAMBORES com Paulo Suzuki - filhos acima de 7 anos
É uma dinâmica onde pais e filhos munidos de tambores, tocam juntos e produzem música espontânea, sem que tenham quaisquer conhecimentos musicais e tampouco precisem saber tocar instrumentos, resultando em: autoexpressão, unificação, reforço de laços de amizade, espírito de camaradagem, e outros. Paulo Roberto Suzuki, é musicoterapeuta clínico e organizacional, facilitador de círculos de tambores Remo HealthRHYTHMS e Village Music Circle; life & professional coach no método ISOR. Sócio-Diretor da EMIND Atividades Integrativas.

Dia 16.07 - sábado - 15h00 às 16h30 - NOSSA HISTÓRIA A GENTE INVENTA com Marcio Reiff
Criar histórias em grupo é a proposta dessa oficina divertida conduzida pelo storyteller Márcio Reiff e por seu filho Francisco, de 10 anos revelando elementos importantes na construção de boas histórias e mostrando que o respeito às ideias dos colegas é essencial para resultados surpreendentes. As histórias ganham vida em painéis desenhados pelos facilitadores, com a ajuda dos participantes. Márcio Reiff é roteirista, cartunista e criador do projeto apresentado especialmente em escolas da periferia e que chegou nos Estados Unidos com o nome OUR STORY. Francisco Reiff é estudante do quinto ano e tem uma paixão especial por criar e desenhar histórias, por games e por fazer vídeos para o Youtube.

Dia 16.07 - sábado - 17h00 às 18h30 - ROBÔS DE PAPEL CARTÃO com Roberto Stelzer
Nesta oficina os participantes irão colorir e montar um robozinho de papel cartão do Livro Branco Nº1, livro criado pelo facilitador e premiado, em 2012, no "IF Design Awards" na Alemanha. Roberto Stelzer é artista, designer e escritor. Também é diretor de projetos do Garagem Fab Lab onde cria e ministra oficinas de arte, design e tecnologia para crianças e adultos, sempre mesclando técnicas manuais com fabricação digital.

Dia 17.07 - domingo - 15h00 às 16h30 - BATERIA EM GRUPO com Victor Chaves
Primeiro iremos desmontar uma bateria, separando as peças. Cada um dos pais e filhos escolherá uma peça para tocar (bumbo, caixa, tom, surdo, chimbal e pratos) e, em grupo, iremos compor esse instrumento, entrando em sincronia. Será uma vivência que inclui tanto a expressão de cada um (nos diferentes timbres e batidas) quanto a harmonização em grupo (como partes de um instrumento). Não é necessário nenhum conhecimento prévio de bateria. Venham apenas sua preciosa vontade de aprender, se expressar e se divertir. Victor Chaves é biólogo e baterista profissional. Integrou a banda O Terno por 6 anos, com a qual gravou dois discos (“66” e “O Terno”) e um compacto 45 rpm (“Tic Tac–Harmonium”). Com O Terno realizou parcerias com artistas como Tom Zé, Mauricio Pereira, Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes e Nando Reis. Atualmente integra e produz a banda Primos Distantes e colabora com trabalhos da bailarina e coreógrafa Morena Nascimento. Tem forte ligação com a terra e se interessa pela conexão entre música, natureza, dança e ancestralidade.

Dia 17.07 - domingo- 17h00 às 18h30 - BRINCANDO NA COZINHA com Clau Soares
Pais e filhos vão fazer uma grande festa na cozinha para celebrar essa relação tão especial, será um momento saboroso e divertido. Dividiremos os participantes em times e faremos divertidas batalhas e games com a mão na massa incentivando a troca e a autonomia. Clau Soares. Tem como objetivo nutrir relações para uma vida mais saborosa Chef de cozinha e facilitadora de vivências gastronômicas, em 2014 deixou sua carreira de publicitária para empreender a vida com autonomia e liberdade.

Dia 23.07 - sábado - 15h00 às 16h30 - BRINCADEIRAS CANTADAS DO MUNDO com Cristiano Gouveia
Descobrindo a como um brinquedo, um jogo lúdico e empolgante, e que serve sim para divertimento de crianças e adultos, juntos. Através de brincadeiras cantadas, que fizeram e fazem parte do universo infantil em vários lugares no mundo, todos estão convidados para esta oficina sonora e divertida! Cristiano Gouveia é músico, compositor e cantador de histórias. Pesquisa música e narrativa desde 2005. Atuou no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, onde interpretava o personagem Teobaldo. Seu canal no Youtube é “Um Canto Que Conta” com histórias cantadas para crianças e adultos.

Dia 23.07 - sábado - 17h00 às 18h30 - LAMBE-LAMBE com Luis Bueno - filhos acima de 7 anos
A oficina visa apresentar a técnica do lambe-lambe, um tipo de intervenção baseada na colagem de papel sobre superfícies como paredes e madeira. Após uma breve conceituação e demonstração, os participantes serão convidados a criar e aplicar os lambes produzidos na oficina. Luis Bueno é artista urbano e professor no Instituto Europeo di Design. Trabalha com a técnica de lambe-lambe desde 2009 e é autor da série "Pelé beijoqueiro" dentre outras. Além de São Paulo, já aplicou seu trabalho em cidades como Rio de Janeiro, Belém, Londres e Santiago.

Dia 24.07 - domingo- 15h00 às 16h30 - CIRCULO DE HISTÓRIAS com Tales Gubes - filhos acima de 7 anos
Pais e filhos serão convidados a cocriar histórias em um jogo de criação colaborativa ao mesmo tempo em que aprendem o que precisam para contar boas histórias. Tales Gubes é criador do Ninho de Escritores e desde 2014 trabalha ajudando pessoas a criarem e contarem suas histórias por escrito.

Dia 24.07 - domingo - 17h00 às 18h30 - EXPERIMENTAÇÃO GRAFITTI com Mauro Neri - filhos acima de 7 anos
A Experimentação Graffiti possibilitará diálogos no espaço do Dojo e a experiência prática com o graffiti no entorno, orientado pelo artista/grafiteiro Mauro. Mauro Neri é artista, educador, grafiteiro e (ou) artista plástico. Formado em Artes Visuais, idealizador do Imargem e Cartograffiti: projetos coletivos que articulam os eixos; Arte, Meio Ambiente, Convivência, Cartografia e Direito a Cidade. Conhecido por grafitar a palavra veracidade, casinhas e figuras olhando para cima.

Dia 30.07 - sábado - 15h00 às 16h30 - BRINCADEIRAS DE MOÇAMBIQUE com Lenna Bahule - filhos acima de 7 anos
A arte de “ouvir o outro, sentir o outro e sustentar o outro” ao mesmo tempo que “ouve, sente e sustenta a si mesmo” com jogos de improvisação, percepção, regência de sinais e musicalidade do grupo com algumas canções da música vocal de Moçambique. Lenna Bahule é cantora, natural de Maputo, Moçambique, radicada em São Paulo desde 2012 onde fundamentou sua pesquisa sobre a música vocal e diferentes caminhos para o uso da voz e do corpo como instrumento musical e de expressão artística.

Dia 30.07 - sábado - 17h00 às 18h30 - MÃOS QUE FALAM com Eduardo Pereira Rocha - filhos acima de 7 anos
Apresentação de um cumprimento - comunicação básica com um surdo: sinal próprio, alfabeto manual e conversa. Eduardo é formado em Letras-LIBRAS e é instrutor de LIBRAS do MEC.

Dia 31.07 - domingo- 15h às 16h30 - BRINCAR DE DESENHAR com Mila Motomura - filhos até 7 anos
Oficina para brincar de desenhar para crianças entre 3 e 7 anos. (as atividades serão direcionadas para essa faixa mas os menores são bem vindos se quiserem vir e serem cuidados pelo papai e/ou mamãe). Mila Motomura aprendeu a desenhar com o pai Oscar e com a mãe Leiko, arquiteta, aprendeu a gostar de organização nos traços. Também decifra conteúdos complexos por ter se formado em psicologia (PUC-SP, Bioenergética e Análise Reichiana) e ter atendido na clínica por mais de 10 anos. Trabalha com design de informações e ministra workshops de facilitação gráfica na MooMbr.com. Dá aulas de Visual Thinking na pós gradução do Instituto Europeo de Design.

Dia 31.07 - domingo - 16h30 às 18h00 - QUADRINHOS EM FAMÍLIA com Victor Farat e Rodrigo Bueno - filhos acima de 7 anos
Não há nada mais gostoso e divertido que ouvir histórias de famílias, aliás quem nunca teve uma história engraçada, romântica ou dramática, mas sempre inspiradora para contar? Os autores de BEBEGRAFIA irão compartilhar o processo de produção do livro de quadrinhos sobre o primeiro ano dos seus filhos e a partir de técnicas básicas de composição e narrativa visual e criar um jogo divertido de construção das suas próprias histórias ilustradas com uma grande exposição dos trabalhos. E cada participante terá sua própria história em quadrinhos. Victor Farat é ilustrador, cartunista e facilitador gráfico, trabalhou em agências de publicidade antes de encontrar seu propósito de trilhar suas histórias por eio do Design de Conversas, empresa de facilitação gráfica que co-fundou em 2012, além parcerias e projetos como o livro Bebegrafia, com Rodrigo Bueno. Rodrigo Bueno é designer gráfico, ilustrador, cartunista, educador social, professor de história em quadrinhos, cronista, músico amador, poeta e pai de gêmeas. Desde 1978 trabalha em diversos projetos sempre em parceria e dedicando-se a arte, expressão e comunicação humana principalmente através do desenho.



LOCAL

DOJO HARMONIA

Rua dos Cariris, 13 - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários