I Forum Nordestino da Bicicleta

29 Out 2015 15h - 01 Nov 2015 21h Centro de Artesanato de Pernambuco

ATENÇÃO!

Por ser um evento gratuito, há grande possibilidade de evasão do público de última hora, portanto os ingressos vendidos irão respeitar a lotação máxima do auditório e das oficinas. A organização recomenda sua chegada com antecedência ao local para garantir a entrada no evento.
Auditório: 110 lugares
Oficinas: 40 lugares

Já fazem algumas décadas que o mundo discute novas formas de deslocamento de pessoas no trânsito, principalmente nos países onde a cultura automotiva fora instalada de forma prioritária. O uso excessivo dos automóveis nos deslocamentos diários trouxe poluição atmosférica, problemas de mobilidade e, principalmente, altos índices de violência no trânsito, ao ponto de a ONU declarar esta como a década de ação pela segurança no trânsito (2011-2020).
No Brasil a situação da violência no trânsito é crítica, com mais de 40 mil mortes ao ano, engarrafamentos e aumento das emissões atmosféricas nas cidades. O Nordeste é a região que apresenta o maior crescimento destes problemas, tendo como destaque negativo o aumento de 66% na taxa de vítimas no trânsito por habitante na última década (2001-2011) (Mapa da Violência, 2013).
Cidades nos quatro cantos do mundo têm conseguido reverter este quadro através de estruturas de humanização do trânsito, transformando o andar a pé, o pedalar e outras formas de deslocamento não motorizados em protagonistas das vias. O Nordeste do Brasil já possui parte significativa de seus deslocamentos diários sendo realizadas de bicicleta (11,3%), ultrapassando a média brasileira em 61%. Apesar desta demanda existente pelo uso da bicicleta, as políticas públicas de mobilidade na região priorizam os modais motorizados e não prezam pela segurança de quem já pedala ou caminha diariamente, gerando um sentimento de desrespeito: 63% dos pedestres e ciclistas nordestinos nunca ou raramente se sentiram respeitados ao se deslocar pela cidade (SIPS Mobilidade - IPEA, 2011).
Para discutir essas questões e com o intuito de chamar a atenção dos governos e da sociedade para o potencial da bicicleta na construção de cidades mais humanas, o I Fórum Nordestino da Bicicleta (I FNEBici) será realizado com o tema “Fortalecendo a bicicleta no Nordeste”, Esta primeira edição ocorrerá no Recife, Pernambuco, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro de 2015, sendo organizada por entidades cicloativistas de todo o Nordeste.
Durante o I FNEBici, serão discutidos diversos temas referentes à mobilidade por bicicletas, abarcando sustentabilidade ambiental, economia, urbanismo, saúde, ativismo, educação, empreendedorismo, entre outros. O Fórum promoverá um espaço para a troca de informações, conhecimentos e experiências entre indivíduos, grupos, Organizações da Sociedade Civil, empresas e órgãos de governo, para que todos tenham possibilidade de contribuir para a mudança no padrão de mobilidade local e regional.


LOCAL

Centro de Artesanato de Pernambuco

Av. Alfredo Lisboa, 11, Recife - PE, Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários