O nosso 18º encontro acontecerá no dia 26 de Outubro e será no Auditório do Espaço Conecta em Casa Forte(http://conecta.la/). Neste encontro teremos quatro palestras (máximo de 30 minutos) e uma mesa redonda

AGENDA

  • 9h - As Coisas mudam
  • 9h30 - O Presente e o Futuro (Próximo) da Web
  • 10h - Coffee Break
  • 10h30 - Descobrindo APIs REST
  • 11h - Da Água para o Vinho
  • 11h30 - Mesa Redonda e sorteios

PALESTRAS

As Coisas Mudam

por Luiz Borba ([CESAR](http://www.cesar.org.br/))

 

Uma reflexão sobre coisas que mudaram e afetaram a carreira do palestrante nos últimos 20 anos.

 

Sobre [Luiz Borba](http://borba.blog.br): Graduado em Ciência da Computação pela UFPE. Atua desde 1991 em desenvolvimento de software. No C.E.S.A.R desde 2001, atuou como arquiteto de software em grandes projetos de referência nacional. Mais recentemente tornou-se especialista e consultor em métodos ágeis de desenvolvimento de software, tendo implantado com sucesso em algumas empresas do porto digital

 

O Presente e o Futuro (Próximo) da Web

por Lailson Bandeira ([Guava](http://guava.com.br))

 

De uma simples rede para compartilhamento de documentos científicos, a web se transformou em uma plataforma global para distribuição e execução de aplicativos, seja em computadores desktop ou em dispositivos móveis. Esta palestra aborda três tendências que fazem parte desta transformação, descrevendo como elas estão acontecendo atualmente e o como devem evoluir no futuro próximo.

Sobre Lailson: Co-fundador e desenvolvedor da Guava Software, uma consultoria e estúdio de criação de aplicações web com foco em Ruby. Fundador do Frevo on Rails, o Grupo de Usuários Ruby de Pernambuco. Mestre em Ciência da Computação pela Centro de Informática da UFPE e membro do grupo de pesquisa Visão e Inteligência Computacional (VIISAR).

 

Descobrindo APIs REST
por Guilherme Cavalcanti ([Redutech](http://http://tech.redu.com.br/))

O crescimento do mercado mobile e a necessidade de prover acesso a serviços existentes para desenvolvedores terceiros popularizaram o uso e disponibilização de APIs REST públicas. Com isso, pontos como escalabilidade, versionamento, desacoplamento e encapsulamento tornaram-se centrais no projeto de APIs. Nesta palastra será apresentado o conceito de APIs Hypermedia e como seu uso ajudar no projeto e implementação de APIs mais flexíveis.

 

Sobre Guilherme: Raízes em desenvolvimento Web client-side e amante de Ruby e linguagens dinâmicas nos dias atuais. Co-fundador da empresa Redutech. Fascinado por sistemas distribuídos e aplicações baseadas em rede. Ciclista for fun and profit. 

 

Da Água para o Vinho

por Francisco Pimentel e Filipe Magalhães ([Say2me](http://say2me.com.br/))

O Say2me, melhor canal de comunicação Recifense cliente-gerência em linha reta do mundo, iniciou seu MVP para validação nos primórdios de 2011. Neste passado tão tão distante, nascia, em PHP, um filhote de sistema com pouco mais de 3 tabelas e uma arquitetura promissora. À medida que a fama foi chegando e os clientes batendo na porta, surgia a demanda de novas e arrasadoras funcionalidades. Foi nesse momento que milagrosamente, transformamos a água em vinho. O Say2me iniciou seu desenvolvimento em Rails e desde essa época evoluímos muito nosso Surf e habilidades com Skate. Não perca a história da ascensão meteórica do Say2me.

 

Sobre Chico e Filipe

Co-fundadores e desenvolvedores do Say2me. 

 

Mesa Redonda e sorteios

por todos

Conversaremos sobre os assuntos abordados durante a manhã e teremos sorteios de vouchers para cursos do CESAR.EDU

LOCAL

Espaço Conecta

Rua João Cauás, 51, Recife - Pernambuco, República Federativa do Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários