Objetivo

O objetivo primário deste curso é prover um treinamento em fundamentos de teste de software para os envolvidos com atividades relativas a testes.

Objetivos detalhados:

  • Apresentar os fundamentos do teste de software
  • Conscientizar sobre a importância do teste independente
  • Apresentar o ciclo de vida do teste
  • Conhecer as principais técnicas estáticas e dinâmicas de teste
  • Conhecer as habilidades necessárias para execução das atividades
  • Aprender as principais técnicas de modelagem de teste
  • Aprender como gerenciar o teste
  • Conhecer as principais ferramentas de suporte para o teste
Público-alvo

Desenvolvedores Java, Arquitetos de Software, Estudantes.

Metodologia

O curso será ministrado no ambiente de aprendizagem virtual na modalidade à distância(Plataforma Moodle) sem previsão de encontros presenciais ou síncronos entre alunos e equipe pedagógica.

A estruturação do curso foi projetada de tal forma, para que todo seu conteúdo seja auto-contido e desta forma, possibilita a execução do curso sem a necessidade de tutor para atendimento ao aluno. Além disso, os alunos poderão utilizar os próprios materiais didáticos para sanar suas dúvidas.

A metodologia de ensino adotada para o curso é a interacionista em que a aquisição do conhecimento é promovida mais efetivamente através das interações quer sejam entre participantes, entre participantes e o material do curso, ou entre participantes e o meio. Sugerimos ao aluno que disponha em média de 1h por dia para cumprimento das atividades propostas no curso e para seu aprendizado.

O curso tem como eixo central a realização de atividades baseadas nos recursos didáticos disponibilizados pela coordenação do curso que podem ser videoaulas gravadas, apostilas, guias, tutoriais, apresentações em PowerPoint, animações, código fonte, etc. E ainda pela participação em tarefas e questionários. Cada unidade terá uma seleção de um ou mais tipos destes recursos didáticos em que serão abordados os conceitos e assuntos pertinentes ao curso.

As videoaulas poderão ser assistidas a qualquer momento durante o período em que o curso estiver sendo realizado. Isso permitirá que o aluno possa organizar seus estudos nos horários mais convenientes.

Após a inscrição o participante receberá em seu e-mail cadastrado os dados de acesso à plataforma de ensino assim como o endereço eletrônico para acesso ao conteúdo do curso.

Ao fim do curso, após cumprir as exigências pedagógicas, o aluno terá direito a um certificado de participação do referente curso.

Carga Horária

40h

Programa

Fundamentos do teste de software

1. Por que é necessário testar

2. O que é teste de software

3. Princípios gerais do teste

4. Fundamentos do processo de teste

5. A psicologia do teste

6. Informações complementares

Teste durante o ciclo de vida do software

1. Visão geral de modelos de desenvolvimento de software

2. Níveis de teste

3. Tipos de teste: o alvo do teste

4. Teste de manutenção

Técnicas estáticas

1. Definição de técnicas estáticas

2. Revisões e o processo de teste

3. Processo de revisões

4. Análise estática por ferramentas

5. Integração entre desenvolvimento, teste dinâmico e teste estático

Técnicas de modelagem de teste

1. Identificando as condições de testes e desenhando os casos de testes

2. Categorias das técnicas de modelagem de teste

3. Técnicas baseadas em especificação ou Caixa-Preta

4. Técnicas baseadas em estrutura ou Caixa-Branca

5. Técnicas baseadas na experiência

Gerenciamento de teste

1. Organização do teste

2. Planejamento e estimativa de teste

3. Controle e monitoração do progresso do teste

4. Gerenciamento de Configuração

5. Riscos e teste

6. Gerenciamento de Incidente

Ferramentas de suporte a teste

1. Tipos de ferramentas de teste

2. Uso efetivo das ferramentas: riscos e benefícios em potencial

3. Implementando uma ferramenta na organização

Comentários