Como interpretar nosso próprio genoma usando Python

23 Out 2015 19h - 23 Out 2015 23h CEAGRI II - UFRPE (Sala a definir)

Avanços no Sequenciamento de Nova Geração (NGS) têm possibilitado oportunidades sem precedentes para a disciplina mineração de dados genéticos de pessoas a populações. A análise subsequente dos dados em busca de variantes genéticas que podem estar associadas com algum tipo de doença genética é um importante passo para novas alternativas de diagnóstico e tratamento personalizado de um paciente. Este workshop visa apresentar como realizar esta análise sobre os dados genéticos por meio da disciplina de bioinformática passando pelas etapas de alinhamento, chamada de variantes e anotação.
O resultado final é um arquivo rico em informações que permitem aos médicos e pacientes conhecerem mais sobre seu DNA e auxiliá-los nas decisões relacionadas à sua saúde.


Nossa análise usaremos várias ferramentas disponíveis na web com python e Galaxy. O objetivo é podermos entender o basico na análise genomica desde mapeamento a consulta de variantes.

Instrutor

11228522_1137306386286105_7733940748679163357_n.jpg

Marcel Caraciolo é Bacharel de Engenharia da Computação pelo Departamento de Sistemas Computacionais da Escola Politécnica de Pernambuco - UPE - Brasil no ano de 2008 e Mestrando em Ciência da Computação Pelo Centro de Informática- Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Brasil.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Inteligente e bioinformática. Atualmente gestor de tecnologia da Genomika Diagnósticos, laboratório de análises clínicas voltada para análise de dados genéticos para diagnóstico de doenças hereditárias, tumores e cânceres.


LOCAL

CEAGRI II - UFRPE (Sala a definir)

Universidade Federal Rural De Pernambuco - CEAGRI 1 - Rua Manuel de Medeiros - Dois Irmãos, Recife - State of Pernambuco, Brazil
Recife, Pernambuco

Comentários