Lab Café

06 Nov 2015 20h - 06 Nov 2015 21:30 Cinemateca Brasileira

HÁ VAGAS REMANESCENTES - MAIS INFORMAÇÕES NO LOCAL DO EVENTO

Oficinas na internet que melhoram a sua saúde


Este café será conduzido pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Ramos, da Unifesp, um dos principais nomes da saúde para envelhecimento no pais. Ele abordará alguns dos achados dos mais de vinte anos de pesquisas para promoção da saúde de pessoas a partir de sessenta anos, com enfoque especial para sua mais recente pesquisa sobre exercícios de memória, desenvolvidos na internet, para estímular a capacidade cognitiva e funcional de idosos.

Venha descobrir como internet pode ser um fator de promoção da sua saúde

Facilitação

Luiz-R-Ramos.jpg.jpg
Luiz Roberto Ramos
Graduou-se em medicina na Escola Paulista de Medicina (1976), fez residência médica em Pediatria (77-78) e Medicina Preventiva (79) na mesma instituição. Iniciou carreira de médico sanitarista na Secretaria Estadual de Saúde em 1980. Em 1982, obteve o MSc em Medicina Comunitária na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSH&TM). Em 1984, iniciou carreira docente na Disciplina de Epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva da EPM. Em 1987, obteve o título de PhD pela Universidade de Londres, com o primeiro estudo populacional com idosos no Brasil. Em 1989, mudou-se para o Departamento de Medicina da EPM e começou a formar a disciplina de Geriatria, que foi oficializada em 1994. Desde 1991, dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de coorte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) que se mantêm até hoje, com financiamentos do Cnpq e Fapesp. Em 1996, com apoio da Fapesp, fez o pós-doutoramento na Universidade de Harvard, na área de neuropsicogeriatria. Em 1997, obteve o título de Livre-Docente em Geriatria na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Exerceu a chefia da Disciplina de Geriatria de 1997 a 2002. Em 2004 obteve vaga por concurso de Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP. Foi chefe do Departamento de 2005 a 11. Coordenou o curso de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva da UNIFESP de 2006 a 2010 e pertenceu ao comitê assessor da área de Saúde Coletiva na CAPES no triênio 2004-06. Tem 52 orientações de mestrado e 19 orientações de doutorado concluídas até o momento e 127 publicações em periódicos indexados, dois livros e 19 capítulos de livros. Linhas de pesquisa: epidemiologia do envelhecimento (Grupo de Pesquisa CNPQ), promoção de saúde, cognição em idosos, atividade física em idosos.

Informações

  • Chegue 30 minutos antes do horário de início e leve um documento de identificação com nome e foto.
  • Aproveite para passar o dia no Lab, teremos eventos ao longo do dia inteiro e uma praça de alimentação com food trucks!

LOCAL

Cinemateca Brasileira

Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso - Vila Clementino, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários