#HackathonPOA - 2ª edição

12 Dez 2014 20:30 - 13 Dez 2014 13h Nós Coworking - Shopping Total, Prédio 02, 3º Andar

O #HackathonPOA, maratona de hackers de Porto Alegre, ocorrerá entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2014, no Nós Coworking (Shopping Total, Prédio 02, 3º Andar - Av. Cristóvão Colombo, 545). Os participantes serão desafiados a criarem novas ferramentas e aplicativos com dados disponibilizados através do #dataPOA (http://www.datapoa.com.br/), portal de dados abertos de Porto Alegre, em busca de uma cidade melhor, experimentando uma nova perspectiva de cidadania. As melhores soluções serão escolhidas e premiadas.

Na primeira edição, que ocorreu em 2013, foram criadas 10 aplicações, dedicadas a áreas como mobilidade, limpeza urbana e saúde. A segunda edição do evento, que também contará com palestras sobre empreendedorismo, abertura de dados e meios de pagamento para aplicativos, apresenta novos grupos de dados.

Uma outra novidade na programação deste ano do #HackathonPOA é a participação de Porto Alegre na Hora do Código, movimento mundial pelo ensino de programação. Na ocasião, mentores ministrarão oficinas de programação para crianças e adolescentes. A iniciativa também será transmitida por meio de um hangout para alunos de escolas que aderirem à iniciativa.

O evento é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio do #POAdigital, #dataPOA e Procempa, e conta com o apoio do Nós Coworking (http://www.noscoworking.com.br/), Estarte.me (http://www.estarte.me/), Idea (http://www.nossaidea.com/), IBM (http://www.ibm.com/br/pt/), O Barão Pizzarias (http://www.obarao.com.br/) e Iesa (http://www.grupoiesa.com.br/).


A Hora do Código

A Hora do Código é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países para oficinas de programação. Os professores e alunos da rede municipal de ensino são convidados a colocar Porto Alegre neste mapa mundial. Durante a 2ª edição do #HackathonPOA, maratona em que desenvolvedores se reúnem para criar aplicativos para a cidade com os dados abertos do #dataPOA, dia 12/12, das 10h30 às 11h30, vamos participar da Hora do Código. Um grupo de alunos ficará no local do Hackathon no Nós Coworking, outros grupos de escolas que aderirem à atividade estarão nos laboratórios de informáticas de cada escola. Mentores auxiliarão as crianças e os adolescentes durante a programação. Uma transmissão online conectará as escolas. Não é necessário experiência. Podem participar pessoas com idades entre 4 e 104 anos.

Mais informações no site http://hourofcode.com/br


Programação*:

Dia 12 de dezembro

19h00 – Credenciamento

19h30 - abertura do evento

19h45 -Abertura das palestras com Lynn Fine - Importância do Opendata para as cidades

20h00 - Ricardo Galho - Meios de pagamento para Apps (GetNet)

20h15 - Lucas Sagrilo - Aceleração e Incubação (Estarte.me)

20h30 - Arthur Castro - Como transformar uma ideia em negócio (Dafiti)

21h00 – Encerramento do “Momento Inspiração” e início do desafio

23h - Hora da Pizza

00h - Rodadas de Energético - A partir da 0h de acordo com a quantidade

2h - Sessão Pipoca

Dia 13 de dezembro

9h00 - Apresentação de pitches

10h30 - Avaliação do Júri e Hora do Código

11h30 – Resultado e Premiação

12h00 - Encerramento


Sobre os palestrantes:

Lynn Fine - Importância do Opendata para as cidades

Graduada em Política Pública na Harvard Kennedy School, está empenhada em melhorar a governança mundial, trabalhando no cruzamento do governo e da tecnologia, e promovendo iniciativas de dados abertos para melhorar a prestação de contas e promover o engajamento cívico. Já trabalhou em toda a América Latina para resolver a política e os desafios do desenvolvimento internacional, por meio de liderança de jovens e projetos de desenvolvimento comunitário com base na Nicarágua, Bolívia, Costa Rica e Uruguai para a organização sem fins lucrativos Amigos de las Américas. Foi consultora durante o processo de abertura dos dados de Porto Alegre.

Ricardo Galho - Meios de pagamento para Apps (GetNet)

Analista de Sistemas, Head da área de estratégia digital da GetNet, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da operação de Adquirência da GetNet, é um grande entusiasta dos meios de pagamentos digitais como MobilePOS, Mobile Payment, e-Commerce.

Lucas Sagrilo - Aceleração e Incubação (Estarte.me)

É bacharel em Administração formado pela UFRGS, com ênfase na área de estudos organizacionais. É Certified Scrum Master pela Scrum Alliance. Atuou como Consultor de Estratégia e Inovação para pequenas, médias e grandes empresas e também como Consultor de Desenvolvimento de Negócios na Aceleradora Ventiur.net. Atualmente desenvolve o programa de aceleração corporativa da Estarte.Me. É membro fundador da Associação Gaúcha de Startups, mentor de startups e facilitador de cursos e treinamentos na área. Tem se dedicado ao desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica e ao fomento ao empreendedorismo no estado.

Arthur Castro - Como transformar uma ideia em negócio (Dafiti)

Formado em Administração e Pós-Graduando em Mídias Digitais, com experiência em Engenharia de Custos, Marketing Digital e Inovação, Arthur passou por startups e grandes empresas de tecnologia como Qranio e Movile, onde ganhou 3 prêmios de melhor case do Brasil no Tela Viva Móvel nas categorias Learning e Health. Atualmente é Product Owner Mobile na Dafiti. Além disso, dá palestras e escreve em vários blogs sobre mobile, tecnologia e inovação.


Sobre os mentores:

Marco Enes - é gerente de projetos e empreendedor desde criancinha. Fundador da Meganti, startup que já passou por desenvolvimento web e mobile e atua com foco em serviços de marketing online. Acredita que produz mais e melhor quem trabalha feliz. E para isso usa táticas de inteligência emocional, negociação e construção de equipe. Usa projetos para gerenciar tudo, até na sua vida pessoal e atribui a isso o seu sucesso na carreira e família. Tem 12 anos de experiência em projetos de TI para as empresas: Caixa Econômica Federal, Petrobras, Light Energia, AES Eletropaulo, CPFL, COSAN, Gerdau, Dell e Lojas Renner. Possui as certificações PMP (Project Management Professional) do PMI e CSPO (Certified Scrum Product Owner).

Claiton de Oliveira - CIO da GetWay, administra projetos com uso de tecnologia em big data e processamento cloud. Incentivador do uso de métodos ágeis de desenvolvimento de software. Fundador e diretor da Goper Softwares. Graduado em Sistemas para Internet, na Universidade Feevale no Rio Grande do Sul, tem experiência em tecnologias Java, Dot.net e banco de dados Oracle e Postgresql.

Lucas Engel - Publicitário e empreendedor digital, trabalha no mercado de TI desde 2007. Fundou a Fande Desenvolvimento de Sistemas e foi sócio da Santins atendendo clientes de sete países. Hoje é sócio da Meganti e está envolvido em projetos de marketing.

Nataniel Strack - Consultor em TI e Cofundador do Mind Pills, startup especializada em estudo no celular. É entusiasta de métodos ágeis e de novas tecnologias. Gosta de aprender e ensinar, tendo atuado como instrutor e fundado um grupo de usuários. Traz na bagagem uma experiência de 17 anos com projetos de sofware para empresas de todos os portes onde atuou como desenvolvedor, líder de equipe, arquiteto de software e gerente de projetos.

Lucas Sanchez - Desenvolvedor front end, designer e empreedendor. Co-fundador da Santins e da Fight Analytics, startup de estatísticas em tempo real de MMA. Recentemente foi vencedor da Startup Weekend Porto Alegre com a ComixLab.


Links de apoio:

Video HackathonPOA2013 - https://www.youtube.com/watch?v=dWDJEpAItu4

Playlist com apps desenvolvidos com dados do dataPOA - https://www.youtube.com/playlist?list=PL2-gCzkAgaj...

*Programação sujeita a alterações.

LOCAL

Nós Coworking - Shopping Total, Prédio 02, 3º Andar

Av. Cristóvão Colombo, 545, Floresta, Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários