HANGOUT SÉTIMA #2 - ELA FAZ CINEMA Com Paula Alves e Violeta Martinez

08 Mar 2015 20h - 08 Mar 2015 21h

Sétima realiza bate-papo online sobre a inserção da mulher na produção do cinema brasileiro

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, a mulher ainda luta por igualdade de gênero nas ocupações e salários no mercado de trabalho. Na indústria do cinema, esse cenário não é diferente. Segundo relato de historiadores, a presença da mulher nas primeiras décadas do cinema era apenas nas funções de atrizes e assistentes. No Brasil, a primeira mulher a dirigir um longa-metragem só apareceu na década de 30: Cleo de Verberena, com "O Mistério do Dominó Preto".

A Sétima mergulha nesse dia de reflexão com a segunda edição do Hangout Sétima: Ela Faz Cinema. O bate-papo online, que acontece neste domingo (08), às 20h, abre espaço para uma análise da presença da mulher nos espaços de produção do cinema nacional na atualidade. A conversa online será mediada por Diogo Nunes, idealizador da Sétima e cineasta, junto com duas convidadas: Violeta Martinez, cineasta e idealizadora do projeto itinerante Faz-se Filmes e Paula Alves, diretora do Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino.

O debate será gratuito e aberto ao público, que poderá enviar perguntas aos convidados. Você pode acompanhar o Hangout com o seu smartphone, tablet ou computador.

Sobre Paula Alves

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais e Doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela ENCE/IBGE. Pesquisadora do Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais. Diretora do Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino.

Sobre Violeta Martinez

Artista Visual, Roteirista e Cineasta. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB, foi pesquisadora no projeto “Performance-art e Matrizes Culturais do Recôncavo da Bahia: diálogos estéticos”, no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Arte, Audiovisual e Patrimônio (GAAP). Diretora do Faz-se filmes - projeto itinerante que propõe percorrer onze cidades do interior da Bahia, oferecendo o serviço de produção de filmes em curta-metragem a população de baixo acesso à produção de cinema e cultura digital.

Sétima TV

Plataforma online para promover, gerenciar e exibir filmes independentes brasileiros. Através de uma assinatura mensal, o espectador acessa todo o conteúdo da Sétima e pode fazer aportes financeiros aos filmes com o Lúmen, nossa moeda virtual. Criada por três jovens baianos (Diogo Nunes, Anderson Martiniano e Taiane Nazaré), a Sétima oferece uma nova experiência com o cinema brasileiro independente, aproximando espectadores e realizadores, além de fomentar a cultura do audiovisual no Brasil.  

Comentários