Cradle to Cradle - Por quê e Como Ir Além da Sustentabilidade?

20 Fev 2014 19h - 20 Fev 2014 23h Sala Studio - Impact Hub Paulista

 

Data: 20/fev - quinta feira

Horário: 19h00 - 23h00

Carga Horária: 4 horas

Local: Impact Hub Paulista

Facilitadoras: Léa Gejer e Taícia Marques

 

Cradle do Cradle® (C2C ou do Berço ao Berço), escrito por Michael Braungart e William McDonough (2002), é uma nova abordagem de design de produtos, processos e sistemas. Ela baseia os processos industriais nos métodos naturais, entendendo que os materiais são nutrientes e que devem circular em fluxos seguros e saudáveis para os seres humanos e biodiversidade. 

A ideia do C2C vai além de diminuir, minimizar, reduzir. Ir Cradle do Cradle® é transformar produtos e fluxos de materiais de forma que possibilitem ciclos contínuos de materiais e recursos. O C2C cria mecanismos de produção apropriados à natureza que permitem que os materiais sejam reutilizados indefinidas vezes, por isso do Berço ao Berço. Neste caso, a qualidade dos materiais após cada uso se mantém igual ou se supera. Esse processo é chamado de sobre-ciclagem (upcycling). 

 

O Propósito:

- Entendimento dos participantes da teoria C2C e da importância de ir além da sustentabilidade;

- Entendimento de oportunidades de adicionar valor a produtos e marcas a partir do C2C.

- Difundir a teoria Cradle to Cradle® (C2C ou do Berço ao Berço), a partir da compreensão dos interessados sobre ciclo de vida dos materiais e produtos.

Segundo, temos como objetivo gerar a discussão de porque devemos ir além da sustentabilidade. Finalmente, queremos prover uma nova visão de paradigma e, demonstrar para desenvolvedores de produtos e processos a possibilidade da eliminação de resíduos, através de um design elaborado a partir de processos limpos e de alta qualidade. Neste novo design, os resíduos se tornam nutrientes para os próximos ciclos de vida.

 

A Experiência:

- Apresentação do grupo;

- Quem somos e porque estamos aqui;

- Aula técnica;

- Explicação básica dos conceitos C2C;

- Exemplos de empresas e produtos que utilizam essa metodologia;

- Levantamento de questões: exemplos práticos de por que temos que eliminar o conceito de resíduos;

- Workshop de idealização de produtos;

- Grupos de 3 a 4 pessoas irão desenvolver um produto ou processo baseado no C2C;

- Fechamento;

- Apresentação final dos trabalhos e discussão.

 

Facilitadoras:

Léa Gejer é arquiteta e urbanista e mestre em gestão ambiental urbana, com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído. Atualmente empreendo a flock_estratégia urbana e paisagem, a qual tem como foco o desenvolvimento de soluções integradas de recursos naturais aplicados ao planejamento urbano, paisagismo e arquitetura, sempre objetivando a construção de espaços mais saudáveis para pessoas.

Taícia Marques é arquiteta e urbanista e mestre em arquitetura da paisagem e planejamento. Tem experiência em projetos de paisagismo e planejamento no Brasil, Holanda e Alemanha. É especialista em infraestrutura verde e eficiência energética na escala da paisagem. Também é sócia-fundadora da flock_estratégia urbana e paisagem.

 

Importante:

 

- A atividade poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados.

 

Veja mais em: www.hubescola.com.br

LOCAL

Sala Studio - Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409, Consolacao, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários