Espaços Conversacionais

24 Mar 2014 19h - 24 Mar 2014 22h Sala Cubo Mágico - Impact Hub Vila Madalena

 

Datas: 

24/03 - segunda feira

07/04 - segunda feira

3o Encontro – data será definida pela turma

 

4o Encontro – data será definida pela turma

Horário: 19:00 - 22:00

Carga Horária: 4 x 3h= 12 horas

Local: Sala Cubo Mágico - Impact Hub Vila Madalena - R. Fradique Coutinho, 914

 

Facilitadores:

Emi Tanaka - Gosta de criar oportunidades de espaços que possibilitam conversas e proporcionam aprendizagem na convivência. Atua em espaços organizacionais na área de gestão, consultoria em responsabilidade social e sustentabilidade.

Augusto Cuginotti (http://augustocuginotti.com) - Augusto desenha processos de aprendizagem e explora espaços de aprendizagem coletiva e compartilhada. Estou curioso em como colaborar para desenhar sistemas sociais e como criar harmonia com outros sistemas.

Tamara Azevedo - Depois de experimentar em ONGs, escolas e empresas, hoje pratica a arte de anfitriar conversas na CoCriar (www.cocriar.com.br) e na Comunidade do Art of Hosting (www.artofhosting.org). Acredita no poder das conversas significativas como elementos chave para a transformação e desenvolvimento dos mais diversos contextos humanos.

Marina Minari - Anfitria processos de aprendizagem, desenvolvimento, inovação e desafios socioambientais complexos. Dedica-se à Arte de Anfitriar desde 2007. É sócia-fundadora da Circulah, associada à Reos Partners e à CoCriar, e aprendiz do Way of Nature.

 

O Chamado:

Cada participante deverá trazer uma conversa ou encontro que deseja anfitriar para alcançar seu objetivo. À partir disso, trabalharemos em como desenhar o processo e as atitudes necessárias para anfitriá-lo. Será desenvolvido, com auxílio do grupo, quais são os espaços de conversação que devem ser criados para atender à necessidade em questão.

Iremos trabalhar em quatro encontros

Encontro 1 - Entender qual a conversa que preciso ter para gerar a mudança.

Entender a importância de criar espaços de conversação e seu impacto na transformação e na inovação social; exercitar a escolha de espaços e atores que devem ser considerados e convidados para esta conversação.

Encontro 2 - Aprender ferramentas para desenhar este espaço de conversa que preciso ter.

Através da definição da conversa que se deve ter, serão exploradas as ferramentas de desenho de processos conversacionais e as atitude que deve ter o anfitrião destas situações. Trata-se de um passo a passo de como deixar claro o convite até como colher os frutos da conversa.

Encontro 3 e 4 - Aplicar o conteúdo e as ferramentas trabalhando profundamente o caso real de um participante por dia.

 

O Propósito:

A atividade busca apresentar a importância de espaços de conversação e como podemos identificar a conversa que é importante acontecer em nosso contexto, quem deve estar nela e demais fatores determinantes. Também será trabalhado o desenho, passo a passo, para que a conversa tenha êxito.

Os participantes trabalharão com suas histórias pessoais de conversas que querem ter, tanto para refletir, quanto aplicar as ferramentas apresentadas. Teremos dois encontros focados em clarificar coletivamente duas conversas ofertadas pelos participantes.

 

A Experiência:

Faremos uma exploração teórica da importância e impacto de criar e ser anfitrião de espaços conversacionais para a mudança do indivíduo e da sociedade. O participante definirá qual o espaço conversacional que ele pode criar e que impacta em inovação em suas relações ou na sociedade.

Vamos trabalhar uma estrutura prática de auxílio ao desenho de processos, utilizando como conteúdo os espaços de conversação que os participantes querem criar. Conversaremos sobre a importância do propósito claro, da arte do convite, arte de fazer boas perguntas norteadoras, arte da acolhida, arte da escuta, arte da colheita, atitude de anfitrião durante o processo.

Trabalharemos com processos participativos de conversação, reflexão individual e coach entre os participantes.

 

Importante:

- Os módulos poderão sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados e outros fatores externos.

 

Mais informações: www.hubescola.com.br

LOCAL

Sala Cubo Mágico - Impact Hub Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, Pinheiros, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários