Cradle to Cradle® 1 – Reinventando a Forma de Criarmos as Coisas

12 Ago 2014 19h - 12 Ago 2014 23h Impact Hub Vila Madalena

 

Data: 12 de agosto

Local: Impact Hub Vila Madalena - Rua Fradique Coutinho, 914.

Horário:  19h00 a 23h00

Carga Horária: 04 horas

Facilitadores: Léa Gejer, Taícia Marques, Tauan Bernardo

 

O Chamado:

O Cradle to Cradle® (C2C ou em português ‘do Berço ao Berço’) é uma nova abordagem de design de produtos, processos e sistemas, que foi desenvolvido pelo engenheiro químico Michael Braungart, e pelo arquiteto William McDonough. O C2C baseia os processos industriais em métodos naturais, entendendo que os materiais são nutrientes e que devem circular em fluxos seguros e saudáveis para os seres humanos e biodiversidade.

A ideia do C2C vai além de reduzir, reutilizar e reciclar (3R’s). O C2C cria mecanismos de produção apropriados à natureza e ao ciclo técnico que permitem que os materiais sejam reutilizados indefinidas vezes, por isso do Berço ao Berço. Os produtos são desenhados e otimizados para um ciclo de desmontagem e reutilização, possibilitando a não geração de resíduos. Além disso, nesse sistema a qualidade dos materiais se mantém igual ou se supera após cada uso (upcycling).

Mais de 2.000 produtos já são considerados C2C no mundo, e marcas como a Puma, Philips, Nike, Herman Miller, Akzo Nobel (tintas Coral), Aveda, Desso, DSM já tem produtos certificados C2C. Além disso, a mesma metodologia pode ser aplicada em ambientes construídos como edifícios e cidades. O quarteirão da Nike em Hilversum, o edifício da NASA na Califórnia, além de bairros completos, ilhas e cidades na Europa e China foram projetados através destes mesmos princípios. Tanto os empresários como gestores públicos entendem que a partir do uso deste método, são agregados qualidade e valor às suas ações e marcas.

Neste workshop iremos discutir formas de irmos além da “sustentabilidade” e de criarmos as coisas de forma diferente, colocando em pauta a inovação e a qualidade.

 

O Propósito:

Entendimento de como fazemos as “coisas” (produtos, sistemas e processos) e as possibilidades de mudarmos esses processo;
Entendimento dos participantes da teoria C2C e da importância de ir além da sustentabilidade;
Possibilidades da utilização desta metodologia;
Desenvolver um briefing para produtos C2C como um processo que agrega inovação;
Discutir oportunidades de adicionar valor a produtos e marcas a partir do C2C.

 

A Experiência:

Apresentação do grupo: 20 min
quem somos e porque estamos aqui

Introdução ao C2C: 1h
Explicação básica dos conceitos C2C
Exemplos de empresas e produtos que utilizam essa metodologia
Levantamento de questões: exemplos práticos de por que temos que eliminar o conceito de resíduos

Workshop de idealização de produtos: 2h
Grupos de 3 a 4 pessoas irão desenvolver um produto ou processo baseado no C2C

Fechamento: 40 min
Apresentação final dos trabalhos e discussão

Workshop produção de painéis
05 grupos de 3 a 4 pessoas irão desenvolver painéis artísticos a partir de materiais comuns ao nosso dia a dia, desenhos, etc refletindo a discussão anterior.

Fechamento
Apresentação final dos trabalhos e discussão

 

Sobre os Facilitadores:

Léa Gejer é arquiteta e urbanista e mestre em gestão ambiental urbana, com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído. Atualmente empreendo a flock_estratégia urbana e paisagem, a qual tem como foco o desenvolvimento de soluções integradas de recursos naturais aplicados ao planejamento urbano, paisagismo e arquitetura, sempre objetivando a construção de espaços mais saudáveis para pessoas. Devido à sinergia dos trabalhos desenvolvidos pela flock com a filosofia Cradle to Cradle , a empresa passou a ser um satélite do EPEA Internacional em São Paulo. Após a parceria firmada, em maio de 2014, a flock está abrindo um novo setor, o de consultoria em desenvolvimento de produtos Crade to Cradle.

Taicia Marques é Arquiteta e Urbanista e Mestre em Arquitetura da Paisagem e Planejamento. Tem experiência em projetos de paisagismo e planejamento no Brasil, Holanda e Alemanha. É especialista em infraestrutura verde e eficiência energética na escala da paisagem. Também é sócia-fundadora da flock_estratégia urbana e paisagem.

Carla Tennenbaum atua há 15 anos como artesã-designer-artista multimeios. Especializou-se na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias artesanais de valoração de resíduos e na facilitação de processos criativos.

 

Torne-se um membro do Impact Hub e tenha 20% de desconto nas atividades da Hub Escola!

 

Importante:

- A atividade poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados.

 

Veja mais em: www.hubescola.com.br

LOCAL

Impact Hub Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, Pinheiros, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários