Escola de Notícias: Comunicação como Construção de Identidade

16 Ago 2014 09h - 16 Ago 2014 13h Impact Hub Paulista

 

Data: 16 de agosto

Local: Campo Limpo – saída do Impact Hub Paulista

Horário:  9h00 a 13h00

Carga Horária: 03 horas

Facilitadores: Tony Marlon e Karol Coelho

 

O Chamado:

A atividade é um convite para cada um revisitar seu entendimento sobre comunicação a partir de um intercâmbio cultural com a periferia. Como observo o meu entorno e de que forma minha história impacta na minha leitura do mundo hoje? Será uma mini-jornada de aprendizagem a partir da visitação de espaços que inspiraram a Escola de Noticias e parceiros de movimentos de transformação da Comunidade do Campo Limpo, em paralelo à um convite para que cada participante desenhe sua jornada pessoal que resgata o motivo pelo qual escolheu essa área. O que me conecta à comunicação? O que eu entendo como Comunicação?

 

O Propósito:

- Oferecer uma vivência comunitária da prática comunicativa a partir dos princípios/metodologia da Escola de Noticias
- Criar espaços de reflexões sobre caráter educacional do processo comunicativo;
- Inspirar novas formas de intervenções comunitárias para empresas, organizações usando a Comunicação.
- Promover Intercâmbio com grupos culturais do Campo Limpo;
- Ampliar o olhar sobre o conjunto de elementos que define Comunicação;

 

A Experiência:

A proposta é começar a mini-jornada de aprendizagem a partir de visita ao Projeto Arrastão e posteriormente visitaremos outros espaços de uso público fortemente ligados à história da Escola de Noticias e a construção de sua identidade. Além da atividade vivencial de observação, a mini-jornada prevê rodas de conversas e atividades individuais. A vivência está divida em três momentos:

Mapeamento Afetivo do Projeto Arrastão – Uma das mais tradicionais e importantes organizações sociais da zona sul, a ONG foi responsável pela formação educacional de Tony Marlon e Karol Coelho em seus programas de juventude. Nesse primeiro momento, por meio de um mapeamento afetivo dos espaços e das histórias que ajudaram os dois a construírem o Escola de Notícias. Todos os participantes irão construir sua narrativa pessoal que relaciona as histórias de Tony, Karol, Escola de Notícias, Projeto Arrastão com vivências pessoais.

Comunidade local: olhar apreciativo e construção de sentido – No segundo momento, de olhos vendados, os participantes serão convidados a explorar a Praça do Campo Limpo e construir uma imagem sobre o espaço, antes mesmo de vê-la, como forma de exercitar a construção de identidade por meio dos outros sentidos. Outros exercícios também serão vivenciados pelo grupo nesse momento.

Construindo Comunidades Identificadas: O terceiro momento irá acontecer dentro do Espaço Cultural CITA, antigo prédio público ocupado por grupos culturais do Campo Limpo que o transformaram num centro cultural de uso e gestão coletivos. Nesse momento, o grupo irá conhecer as histórias de cada coletivo e como essas histórias nos ajudam a construir nossa indentidade.

Escola de Notícias: Comunicação na Construção da Identidade – Nesse último momento, os facilitadores irão resgatar a história do Escola de Notícias e apresentar algumas práticas e conceitos do que nos entendemos como importantes para construir uma comunicação efetiva.

 

Sobre os Facilitadores:

Tony Marlon foi um dos finalistas do Prêmio Folha de Empreendedor Social de Futuro 2013. Formado em Jornalismo pela Unisa, sempre esteve conectado à área social como aluno do Projeto Arrastão no Campo Limpo, zona sul. Em 2011 idealizou a Escola de Notícias, empreendimento social de Comunicação, Educação e Mobilização Comunitária que conecta escolas públicas e particulares em uma Escola de Comunicação Comunitária e gera emprego e renda para jovens com uma Produtora Cultural.

Karol Coelho tem 22 anos e é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Trabalha no Escola de Notícias como Mobilizadora Comunitária, empresa social de Comunicação e Mobilização Social que desde 2011 atua na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Foi estagiária em Assessoria de Imprensa e desde 2010 é correspondente comunitário do Blog Mural, site com notícias sobre a periferia da Grande São Paulo, hospedado no portal do Jornal Folha de S. Paulo.

 

Torne-se um membro do Impact Hub e tenha 20% de desconto nas atividades da Hub Escola!

 

Importante:

- A atividade poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados.

 

Veja mais em: www.hubescola.com.br

LOCAL

Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409, Consolação, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários