Rodando o Brasil em Projetos Sociais – Imagina na Copa

19 Ago 2014 19h - 19 Ago 2014 23h Impact Hub Vila Madalena

 

Data: 19 de agosto

Local: Impact Hub Vila Madalena – Rua Fradique Coutinho, 914.

Horário:  19h00 a 23h00

Carga Horária: 04 horas

Facilitadores: Fernanda Cabral, Mariana Campanatti, Mariana Ribeiro, Tiago Pereira

 

O Chamado:

O Imagina na Copa é uma iniciativa de mobilização social que usou a Copa do Mundo 2014 como um chamado para jovens transformarem o Brasil para melhor. De janeiro de 2013 a junho de 2014, o projeto Imagina na Copa rodou o Brasil conhecendo e documento histórias de jovens transformadores. Nesse encontro – em formato de bate-papo – vamos dividir experiências, casos e aprendizados dessa jornada de conhecer o país por meio de projetos sociais.

Dividiremos aprendizados ligados à experiência de empreender o projeto: estratégias, captação, comunicação institucional, ser aberto x fechado, atuação em rede, como descobrir projetos – o que funcionou e o que deu errado.

Também dividiremos aprendizados ligados a quem são os jovens, problemas sociais trabalhados, o que se repete, o que estes jovens estão buscando para si e para o mundo, diferenças regionais.

Mais sobre o Imagina na Copa:
O projeto foi lançado via crowdfunding em 2012 e, com a ajuda de quase 300 apoiadores, foi lançado oficialmente em 03 de janeiro de 2013. De lá pra cá, circulamos o país em busca de histórias de jovens que estão liderando iniciativas de impacto social. Até a Copa do Mundo – data que também marca o encerramento do projeto – foram lançados 75 curtas documentários contando a história de jovens, suas iniciativas e a transformação que estão promovendo.

O Imagina na Copa também promoveu missões, campanhas de engajamento que convocam os jovens a cumprir desafios em diversas causas, de forma rápida, simples e divertida; e desenvolveu uma oficina para ajudá-los a descobrir o seu jeito de transformar. A metodologia a oficina está aberta e pode ser replicada por todos que tiverem interesse. O projeto Imagina na Copa contou com uma rede de 80 voluntários espalhados por mais de 30 cidades por todo o Brasil.

 

O Propósito:

Esse encontro busca promover uma troca de experiências – ao abrir os bastidores do projeto e dividir aprendizados ligados à sua execução e ao que observamos e escutamos nessa jornada, buscamos gerar insights que possam alimentar diversos outros projetos.

Quem está empreendendo, pode esperar discutir erros e acertos que tivemos ao longo do processo – que passam por captação até mensuração de resultados.

Quem está interessados em projetos sociais e/ou juventude, pode esperar discutir sobre o que observamos nessa jornada de circular o Brasil – quem são esses jovens e como são esses projetos.

Quem está em uma busca pessoal por um trabalho com propósito, pode esperar conhecer a trajetória pessoal da equipe do projeto. O que nos trouxe até aqui, o que desenvolvemos e o que mais queremos fazer.

Quem está curioso, pode esperar ouvir boas histórias e casos do que aprontamos e testemunhamos ao longo do caminho.

 

A Experiência:

O encontro é um bate-papo em que vamos dividir experiências, casos e aprendizados dessa jornada de conhecer o país por meio de projetos sociais. Como uma conversa, todos estão convidados a participar e assim ajudar a construir o encontro (direcionando até para os temas de maior interesse).

Dividiremos aprendizados ligados à experiência de empreender o projeto: estratégias, captação, comunicação institucional, ser aberto x fechado, atuação em rede, como descobrir projetos – o que funcionou e o que deu errado.

Também dividiremos aprendizados ligados a quem são os jovens, problemas sociais trabalhados, o que se repete, o que estes jovens estão buscando para si e para o mundo, diferenças regionais.

 

Sobre os Facilitadores:

Fernanda Cabral. Mineira. Publicitária pela UFMG, trabalhou por quatro anos como designer de serviços. É especialista em inovação social pela School of Visual Arts, de Nova York, e cofundadora do projeto Imagina na Copa, sendo responsável pela metodologia e desenvolvimento de cursos e oficinas.

Mariana Campanatti. Publicitária pela ESPM, atuou como planejamento estratégico em agências de publicidade como Y&R e Loducca, trabalhando para marcas como Red Bull, Leroy Merlin, Casas Bahia, Pontofrio, GVT, Peugeot e Yamaha. É cofundadora do projeto Imagina na Copa, sendo responsável pelas ações de engajamento das redes.

Mariana Ribeiro. Carioca. Jornalista pela UFRJ. Trabalhou por quatro anos no Itaú, como trainee e gestora de marca. É especialista em inovação social pela School of Visual Arts, de Nova York, e cofundadora do Imagina na Copa, sendo responsável pela comunicação institucional, assessoria de imprensa e relacionamento com parceiros.

Tiago Pereira Paulista. Atuário. Por 7 anos, coordenou a Equipe de Estatística da HDI Seguros. Por
interesses pessoais, foi morar em NYC e estudar fotografia. Apaixonado por cinema e
tecnologia. É co-fundador do projeto Imagina na Copa, onde é esponsável pela produção dos
curtas-documentários.

 

 

Torne-se um membro do Impact Hub e tenha 20% de desconto nas atividades da Hub Escola!

 

Importante:

- A atividade poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados.

 

Veja mais em: www.hubescola.com.br

LOCAL

Impact Hub Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, Pinheiros, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários