Infraestrutura Verde – Trazendo a Água de Volta Para a Cidade

23 Ago 2014 14h - 23 Ago 2014 18h Impact Hub Vila Madalena

 

Data: 23 de agosto

Local: Impact Hub Vila Madalena - Rua Fradique Coutinho, 914.

Horário:  14h00 a 18h00

Carga Horária: 04 horas

Facilitadores: Taícia Marques, Léa Gejer

 

O Chamado:

São Paulo vive uma crise de abastecimento de água como nunca viveu antes. Nos últimos meses, principalmente, somos surpreendidos por notícias diárias alertando sobre os níveis cada vez mais baixos das represas que compõe o principal sistema de abastecimento da metrópole, o Cantareira, responsável pela provisão desse recurso a pelo menos 8.5 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Mas por que será que, enquanto chuvas intensas e enchentes ocorrem na região metropolitana, sofremos com a falta d’água? O que há por traz dessa dicotomia?
Nosso chamado vem exatamente na direção de dar subsídios para que os participantes reflitam a respeito do esgotamento desse recurso natural, através do entendimento de sua gestão no estado de São Paulo e das causas geradoras do problema. Com os olhos abertos para a realidade os participantes entenderão a necessidade imediata de mudança e serão provocados a utilizar os conceitos da Infraestrutura Verde para quebrar os paradigmas de gestão fortemente enraizados no desenho das infraestruturas clássicas.

 

O Propósito:

Ao sair desse workshop o participante terá um panorama do problema de abastecimento de água da cidade de São Paulo, como e porque ele foi gerado. Além disso, desenvolverá um olhar crítico a respeito da utilização e manejo das águas no meio urbano, conhecerá e aplicará os conceitos de Infraestrutura Verde, um método de baixo impacto que imita a natureza e pode ser incorporado no meio urbano, gerindo as águas localmente e de forma descentralizada, quebrando o paradigma da utilização de infraestruturas clássicas como única solução possível e trazendo diversos benefícios para as cidades e ecossistemas naturais interrompidos pela malha urbana.

 

A Experiência:

Apresentação do grupo:
• Quem somos e porque estamos aqui?

Introdução teórica:
• Explicação do contexto atual de gestão das águas na metrópole de São Paulo
• Desafios das cidades na gestão das águas
• Introdução à Infraestrutura Verde
• Bons exemplos de tecnologias de baixo impacto

Saída para identificação de problemas (grupos de 03 a 04 pessoas):
Desenvolvimento de soluções;
Apresentação dos trabalhos e discussão;
Fechamento.

 

Sobre os Facilitadores:

Léa Gejer é arquiteta e urbanista e mestre em gestão ambiental urbana, com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído. Atualmente empreendo a flock_estratégia urbana e paisagem, a qual tem como foco o desenvolvimento de soluções integradas de recursos naturais aplicados ao planejamento urbano, paisagismo e arquitetura, sempre objetivando a construção de espaços mais saudáveis para pessoas. Devido à sinergia dos trabalhos desenvolvidos pela flock com a filosofia Cradle to Cradle , a empresa passou a ser um satélite do EPEA Internacional em São Paulo. Após a parceria firmada, em maio de 2014, a flock está abrindo um novo setor, o de consultoria em desenvolvimento de produtos Crade to Cradle.

Taicia Marques é Arquiteta e Urbanista e Mestre em Arquitetura da Paisagem e Planejamento. Tem experiência em projetos de paisagismo e planejamento no Brasil, Holanda e Alemanha. É especialista em infraestrutura verde e eficiência energética na escala da paisagem. Também é sócia-fundadora da flock_estratégia urbana e paisagem.

 

Torne-se um membro do Impact Hub e tenha 20% de desconto nas atividades da Hub Escola!

 

Importante:

- A atividade poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados.

 

Veja mais em: www.hubescola.com.br

LOCAL

Impact Hub Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, Pinheiros, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários