A Jornada do Herói - Estruturas míticas para um mundo em transe

20 Jul 2013 09h - 20 Jul 2013 18h Sala Cubo Mágico / HUB Vila Madalena

 

A proposta é paradoxal, uma vez que pretende resgatar uma sabedoria ancestral - dos mitos e arquétipos
- para servir de eixo a quem está inovando, à frente de seu tempo. As pessoas envolvidas com empreendedorismo social e inovação, geralmente operam entre os dois modelos culturais: o institucional-hierárquico e o distribuído em rede; e com frequência sentem-se confusas meio ao ritmo vertiginoso das transformações. A Jornada do Herói pode funcionar como uma chave simbólica para ajudar a compreender o que está acontecendo com o mundo e com nós mesmos neste momento de transição acelerada. O retorno ao ancestral (aos aspectos imutáveis da condição humana), portanto, ao enraizar a percepção, pode representar um solo firme a partir do qual é possível avaliar, apoiar e consolidar a inovação.

A experiência: Conceitualização dos estágios da jornada: Mundo comum, Chamado à aventura, Recusa, Encontro com o mentor, Travessia do primeiro limiar, Testes-Aliados-Inimidos, Aproximação da caverna oculta, Provação, Captura da espada, Caminho de volta, Ressurreição, Retorno com o Elixir; e dos arquétipos: Herói, Mentor, Guardião do Limiar, Arauto, Camaleão, Sombra e Pícaro. Identificação dos conceitos a partir da exibição de trechos de filmes conhecidos.

Os participantes serão convidados a experimentar a aplicação dos estágios e os arquétipos a situações, passadas ou atuais, da própria vida, ou co-criar uma narrativa de ficção (roteiro de filme ou peça de teatro).
O conhecimento das estruturas míticas pode ser aplicado para compreender em profundidade os mun- dos do trabalho e dos relacionamentos, além das transformações internas e externas próprias ao momento histórico atual. 

O propósito: Oferecer a empreendedores e inovadores uma chave simbólica ancestral para compreender seu percurso passado, presente e futuro meio à transição de paradigmas, a fim de tornarem-se mais capazes de avaliar, ampliar e consolidar processos de inovação social.

Facilitador(es):

André Camargo - Psicanalista, escritor, Mestre em Psicologia pela USP e Professor de pós-graduação, con- tribuiu como especialista para Forum Internacional de Educação (Fundação Telefônica), Portal UOL, Radio Jovem Pan AM, Revistas Uma, VIP e Papo de Homem. Tem dois filhos e um livro publicado. Membro da Comunidade do Art of Hosting, facilitador de edições anteriores da Hub Escola e fundador da Jabuticaba - um projeto de Educação Livre. Trabalha com processos de inovação no campo da educação e com jornadas de autoconhecimento, criatividade e transformação.

 

LOCAL

Sala Cubo Mágico / HUB Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários