Laboratório de Inovação Social

27 Jul 2013 09h - 27 Jul 2013 14h Sala Aquarium / HUB Paulista

A experiência:
Serão apresentados conceitos e processos tais como laboratórios de inovação social, change & design Labs, impacto coletivo, sistemas complexos, teoria U, design thinking e outros.

Discutiremos cases de inovação social no mundo e montaremos nosso próprio lab de inovação social, fazendo uma saída nas ruas para enxergar a cidade com uma proposta de olhar diferente.

Os participantes vão trabalhar os próprios desafios (oportunidades e problemas) que tem ou percebem na sua cidade/sociedade, propondo soluções inovadoras sob a ótica da inovação social. O grupo vai escolher desafios complexos para resolver e planejar uma ação real de intervenção que terá continuidade após o workshop.

O propósito:
Compreender o fenômeno da inovação social, seu desenvolvimento teórico e suas abordagens práticas no dia a dia de um empreendedor social.

É uma proposta para repensar nosso modo tradicional de ver, agir e desenvolver um processo participativo e criativo, ao encontrar respostas inovadoras a complexos desafios sociais, ambientais e econômicos.

Facilitadores:

Patricio Fernández Quintana é empreendedor social e trabalha há quinze anos na criação e gestão de organizações com impacto social. Participa ativamente em think-do tanks de inovação e colabora com diversos projetos e organizações na Europa, África e também aqui no Brasil.

Na Argentina foi professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) em estratégias de intervenção comunitária, diretor e co-fundador da organização TETO e responsável na gestão de diversas organizações e projetos sociais.

No Brasil trabalhou na área rural em vários projetos vinculados ao diagnóstico comunitário e pesquisa etnográfica, acesso a serviços públicos e negócios sociais focados na população em situação de vulnerabilidade. Também desenvolveu projetos junto a CIACAC (Centro Integrado de Assistência a Crianças e Adolescentes de Comunidades), na comunidade Parada de Lucas no Rio de Janeiro.

**

Alex Fisberg é jornalista, escritor e pesquisador em desenvolvimento social e pobreza. Atuou como profissional e voluntário em diversas iniciativas sociais brasileiras, como Instituto Sou da Paz, TETO, Projeto Entreeducar, Grupo Yad, Polén Tutoria, entre outros.

Em 2010, esteve na Índia pesquisando o setor social, com ênfase em favelas urbanas, moradia e infra-estrutura básica, além de colaborar com organizações locais e internacionais em atuações de campo. Em seguida, passou uma temporada em Israel, Palestina e Jordânia, onde trabalhou com cooperação internacional para países em desenvolvimento. Empreendeu o projeto Mochila Social no qual viajou de mochila nas costas por 5 meses pelo leste da África em busca de iniciativas transformadoras e novas formas de mudar o mundo.

É autor dos livros “Vida nos Campos da Morte (2010)” e “Mochila Social: um olhar sobre desenvolvimento social e pobreza no leste da África (2013)”. Desde o seu retorno, fez pós graduação em Habitação e Cidade, com ênfase em Urbanização de favelas e atua com desenvolvimento, articulação e aceleração de projetos e organizações com impacto social.
 

LOCAL

Sala Aquarium / HUB Paulista

Rua Bela Cintra, 409, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários