Construíndo Movimentos de Impacto Social

27 Jul 2013 10h - 27 Jul 2013 19h Sala Cubo Mágico / HUB Vila Madalena

 Movimentos com impacto social podem nascer da ação espontânea dos cidadãos e/ou ser o fruto de um desenho estratégico específico. Em ambos casos, o conhecimento de técnicas inovadoras de criação, estruturação e lançamento de movimentos sociais pode contribuir para aumentar seu impacto e as chances de alcançar sustentabilidade de longo prazo.

 
A experiência: 
A atividade será muito prática e demandará participação efetiva dos participantes, que serão divididos em grupos, cada qual com o desafio de construir um movimento de impacto social na cidade - do desenvolvimento do conceito original ao seu desenho final. Os participantes deverão construir a “arquitetura do movimento”, seguindo uma metodologia desenvolvida pela Purpose.

A proposta é que os participantes:
(1) Conheçam os elementos essenciais da metodologia.
(2) Sintam-se confortáveis em implementá-los e expandi-los de acordo com seus interesses e prioridades.
(3) Desenvolvam seus próprios movimentos e/ou fortaleçam metodologicamente os movimentos dos quais já fazem parte.

 
Os conteúdos abordados incluirão o entendimento e caracterização dos movimentos de impacto social, o desenho estratégico de um movimento, a organização de campanhas focadas nas questões prioritárias do movimento, a organização do movimento em termos de métricas, estrutura, comunicação e sustentabilidade financeira e o compartilhamento da inovação gerada.
 
O propósito: 
Contribuir para ampliar a capacidade de impacto de movimentos geradores de mobilização social e sua autossustentabilidade no longo prazo. 
 
Facilitador:
Renato Guimarães é jornalista com mestrado em relações internacionais. Atualmente é Estrategista Sênior da Purpose, uma agência dedicada a desenvolver, incubar e lançar movimentos de impacto social. Entre outros movimentos que a Purpose ajudou a criar estão a Avaaz (maior plataforma global para campanhas online), a All Out (plataforma global pelos direitos da comunidade LGBT) e o Meu Rio (plataforma de engajamento e participação cívica e política no Rio de Janeiro). Renato já cuidou também de comunicação, advocacy e campanhas em organizações como Greenpeace, Oxfam GB e IFC, braço privado do Banco Mundial. Fez parte da equipe que criou e lançou o Instituto Akatu de Consumo Consciente e foi sócio da Gestão Origami, consultoria de gestão de negócios enfocada no tema da sustentabilidade. É co-autor do livro “Sustentabilidade: O Futuro Agora”.

 

LOCAL

Sala Cubo Mágico / HUB Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários