Paradigmas da Inovação Social e do Pensamento Orgânico

02 Ago 2013 18:30 - 02 Ago 2013 22h Sala Cubo Mágico / HUB Vila Madalena

Abordar o modelo de pensamento necessário para realizarmos inovações sociais que, de fato, estejam atuando em um novo paradigma social que considera não apenas a complexidade sistêmica, mas também a vida, o olhar para o que é vivo.

 

A experiência: Que mudanças de paradigma precisam acontecer no nosso jeito de pensar para que realmente pensemos e atuemos em um novo paradigma que gere transformações efetivas? Qual é o jeito de pensar necessário para lidar com a complexidade da transformação que queremos fazer e o que esse jeito de pensar tem a ver com vida?

A atividade contempla uma exposição conceitual, conversas e reflexões individual e em grupo, a partir de casos práticos reais dos próprios participantes.

A idéia é que todos experimentem esses paradigmas de pensar e as implicações que eles têm na nossa atuação.

 

O propósito: Buscar um olhar com mais profundidade para nosso jeito de pensar, e pesquisar como esse jeito influencia nossa atuação na inovação e transformação social. Desafiar o paradigma presente de pensamento que coisifica as situações e questões, exercitando um pensar que lide com o movimento, com a complexidade e com a vida (pensamento orgânico).

 

Oferecida por: Ana Biglione, Tuca Porto e Tatiana Antunes - Noetá

 

Facilitadores: 

Ana Biglione é o que alguns chamam de profissional de desenvolvimento. Administradora pela FGV, atua como consultora pela Noetá e em parceria com outras organizações como Instituto Fonte, Proteus Initiative e Move, com processos formativos e de desenvolvimento organizacional. São fontes de inspiração do seu trabalho: Goethe, Jung, Nilton Bonder e, bem mais de perto, Allan Kaplan.

Tuca Porto também é profissional de desenvolvimento, trabalha na interface entre os campos da Saúde e Educação.Acredita na capacidade do espaço grupal como potencializador do desenvolvimento individual e é psicóloga pela PUC e psicoterapeuta. Atuou em organizações como o Instituto Sedes Sapientiae, Giramundo e Instituto Geração entre outros.

Tatiana Antunes além de profissional de desenvolvimento, é pandeirista e socióloga pelo IUPERJ e fez MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ. Atua como diretora-presidente do IJCA, instituto da área de educação para jovens e também como consultora na elaboração e facilitação de formações, sempre inspirada pela arte.

LOCAL

Sala Cubo Mágico / HUB Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários