Comunicação sobre, para e a partir das periferias

03 Ago 2013 08h - 03 Ago 2013 17h Saída do HUB Paulista - atividade no Grajaú

Mais de 60 milhões de brasileiros vivem nas periferias urbanas. Apenas na cidade de São Paulo, 8,4 milhões de pessoas moram em bairros periféricos. Grande parte desse contingente integra a chamada Classe C e é reconhecida como consumidora. Porém, o acesso a direitos fundamentais que lhe conferem status de cidadão ainda é deficitário.

A comunicação pode encurtar esse caminho entre o morador periférico e a cidadania. A proposta do workshop é aproximar o público participante à população das periferias para entender sua realidade, dificuldades e sonhos, e pensar formas de atender a essas necessidades por meio da comunicação. Nesse modelo, a ideia é que os participantes visitem um bairro periférico e formulem ideias a partir dessa vivência.

 

A experiência: 

O curso aborda a formação das periferias no Brasil, características sociais e geográficas comuns que definem uma periferia, manifestações sociais e culturais de moradores desses ambientes, complexidade de temas que merecem visibilidade segundo os próprios moradores, estreitamento entre os participantes do curso e moradores de periferia, análise do jornalismo contemporâneo e sua relação com as periferias e como a comunicação pode ser utilizada como ferramenta de transformação social.

 

Além de exposição do tema, os participantes vão exercitar o autoconhecimento e a partir disso compreenderem o outro. A partir disso, os participantes são convidados a visitarem um bairro periférico, para abordar as pessoas, saber onde elas moram, como é sua realidade, quais são suas dificuldades e seus sonhos, onde obtêm informações, sobre o que, para o que e o que gostariam de receber a mais. Em seguida, compartilharão com o restante do grupo suas percepções e formularão propostas para atender essas necessidades por meio da comunicação.

 

A atividade propõe um intercâmbio de saberes entre os participantes e os moradores de periferia, em que o resultado é a ampliação do olhar sobre a realidade da maioria da população paulistana.

 

O propósito: Propiciar um olhar apurado sobre a realidade das periferias paulistanas.

 

Oferecida por: Coletivo de comunicação Periferia em Movimento

 

Facilitador(es): Aline Rodrigues – Moradora do Campo Limpo, a jornalista de 28 anos tem experiência em

comunicação empresarial, linguagem audiovisual, ações de responsabilidade social e é uma das fundadoras do

Periferia em Movimento.

Thiago Borges – Morador do Grajaú, o jornalista de 25 anos acompanha as áreas de negócios, direitos humanos,

cidadania, cultura, segurança pública, direitos do consumidor e é um dos fundadores do Periferia em

Movimento.

LOCAL

Saída do HUB Paulista - atividade no Grajaú

Rua Bela Cintra, 409, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários