Comunicação sobre, para e a partir das periferias

27 Nov 2013 20h Sala Studio - Impact Hub Paulista

 

Datas: 

13/11 - Palestra inaugural gratuita. Inscreva-se aqui.

27/11 - quarta feira - 19h a 23h

30/11 - sábado - 8h00 a 17h00- visita de campo ao bairro do Grajaú

04/12 - quarta feira - 19h a 23h

Carga Horária: 2 x 4h (workshops) + 8h (visita de campo) = 16 horas

Local: Sala Studio - Impact Hub Paulista - R. Bela Cintra, 409

 

Facilitadores:

Aline Rodrigues – Moradora do Campo Limpo, a jornalista de 28 anos tem experiência em comunicação empresarial, linguagem audiovisual, ações de responsabilidade social e é uma das fundadoras do Periferia em Movimento.

Thiago Borges – Morador do Grajaú, o jornalista de 26 anos acompanha as áreas de negócios, direitos humanos, cidadania, cultura, segurança pública, direitos do consumidor e é um dos fundadores do Periferia em Movimento.

 

O Chamado:

Mais de 60 milhões de brasileiros vivem nas periferias urbanas. Apenas na cidade de São Paulo, 8,4 milhões de pessoas moram em bairros periféricos. Grande parte desse contingente integra a chamada Classe C e é reconhecida como consumidora. Porém, o acesso a direitos fundamentais que lhe conferem status de cidadão ainda é deficitário. A comunicação pode encurtar esse caminho entre o morador periférico e a cidadania. A proposta desse workshop é aproximar o público participante à população das periferias para entender sua realidade, dificuldades e sonhos e pensar formas de atender a essas necessidades por meio da comunicação.

Com base em pesquisas teóricas, de campo e vivência dos proponentes, o curso aborda a formação das periferias no Brasil, características sociais e geográficas comuns que definem uma periferia, manifestações sociais e culturais de moradores desses ambientes, complexidade de temas que merecem visibilidade segundo os próprios moradores, estreitamento entre os participantes do curso e moradores de periferia, análise do jornalismo contemporâneo e sua relação com as periferias e como a comunicação pode ser utilizada como ferramenta de transformação social. 

Além de exposição do tema, os participantes vão exercitar o autoconhecimento e a partir disso compreenderem o outro. Feito isso, eles vão a campo em um bairro periférico para abordar as pessoas, saber onde elas moram, como é sua realidade, quais são suas dificuldades e seus sonhos, onde obtêm informações, sobre o que, para o que e o que gostariam de receber a mais. A partir dessa experiência, eles compartilharão com o restante do grupo suas percepções e formularão propostas para atender essas necessidades por meio da comunicação.

 

O Propósito:

Propiciar um olhar apurado sobre a realidade das periferias paulistanas e suas diferentes culturas.

 

A Experiência:

Os participantes serão convidados a refletir sobre seus modelos mentais e suas referências do que é periferia. Por meio do acesso a informações, momentos de diálogo e uma visita ao bairro periférico do Grajaú, construirão juntos uma visão ampla sobre as periferias e suas culturas. A experiência dos encontros é guiada pela teoria U – uma forma de conduzir processos de aprendizados coletivos profundos por meio do sentir, presenciar e realizar.

 

Importante:

- Transporte de van entre o Impact Hub São Paulo e o Grajaú incluído no valor – ida e volta.

- Os módulos poderão sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados e outros fatores externos.

LOCAL

Sala Studio - Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários