Experimentando novas formas de aprender: "Quando sinto que já sei"

09 Dez 2013 20h - 09 Dez 2013 23h Sala Studio - Impact Hub Paulista

 

Data: 9 de dezembro - segunda feira

Horário: 19:00 - 2:00

Carga Horária: 3 horas

Local: Studio - Impact Hub Vila Paulista - R. Bela Cintra, 409

 

Facilitadores:

Anielle Guedes é produtora executiva do documentário Quando sinto que já sei, estudante de economia na USP e presidente do Núcleo de Empreendedorismo da USP.

Antonio Sagrado é diretor e produtor do documentário Quando sinto que já sei, estudante de engenharia de gestão na UFABC e empreendedor na Despertar Filmes.

Raul Perez é diretor do documentário Quando sinto que já sei, jornalista pela PUC e responsável pela plataforma Empreendedorismo Criativo, parceria da Rede CEMEC com o Santander.

 

O Chamado:

Sabemos da atual crise da educação e também sabemos que é preciso fazer diferente. Com isso nos perguntamos: quem será que está mudando a educação no Brasil? Quais os mundos possíveis que educadores e comunidades têm vivido?

E se a escola não precisasse ter paredes? E se pudéssemos aprender matemática e física com um vizinho? E se a escola fosse um espaço onde se criam as ferramentas para realizar os sonhos? E se pudéssemos decidir de forma coletiva e consensual? E se a escola se conectasse com a realidade local e ajudasse a solucionar questões ambientais e sociais?

São essas e outras perguntas que a equipe do documentário "Quando sinto que já sei" se propôs procurar por respostas nos últimos três anos de pesquisa e filmagens. Venha compartilhar das histórias, escolas e projetos que descobrimos pelo Brasil afora!

 

O Propósito:

O participante poderá vivenciar um pouco do que acontece nessas escolas e de que forma isso pode impactar no processo de escolarização e de aprendizagem não só das crianças e jovens, mas de qualquer pessoa.

Além disso, o participante terá contato com referências (outros filmes, livros, vídeos, movimentos) de onde pode expandir seus aprendizados em educação aberta.

 

A Experiência:

A ideia desta vivência é experimentar as práticas de educação democrática, viva e livre a partir de fragmentos inéditos do documentário Quando sinto que já sei, além de ouvir histórias acontecidas nas escolas/projetos visitados durante sua produção. Iremos abrir um espaço para discussão das problemáticas ocorridas nas escolas e quais as soluções adotadas pelos diversos projetos visitados.

 

Importante:

- O workshop poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados e outros fatores externos.

Saiba mais: www.hubescola.com.br

LOCAL

Sala Studio - Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários