Negócios Sociais é coisa do passado

17 Jul 2013 21h - 17 Jul 2013 23h Sala Veraneio - HUB Vila Madalena

 

A atividade pretende apresentar experiências e cases do setor chamado “social” como inspiração para um de- bate acerca do que podemos de fato fazer para transformar o mundo. Por uma abordagem focada em pessoas, aprendizados, oportunidades e desenvolvimento social.

A experiência: “Durante o encontro, serão discutidos alguns casos específicos do Brasil, Índia, Oriente Médio e leste da África.
Será compartilhada um pouco da experiência do projeto Mochila Social, como disparador para um debate acerca do que sim pode ser feito para a erradicação da pobreza e a melhoria da nossa “”atuação com impacto social positivo””.

O conceito de negócios sociais será colocado em debate, trazendo uma rica discussão acerca do que é o quê neste cenário de intervenções sociais.
O principal da atividade é construir um senso conjunto do que é necessário fazermos individualmente para qualificar qualquer forma de atuação e intervenção social.”

O propósito: O propósito desta atividade é o debate as diferentes formas de atuação “de impacto social posi- tivo” e conceitualizar algumas discussões sobre o tema

Facilitador(es): Alex Fisberg é jornalista, escritor e pesquisador em desenvolvimento social e pobreza. Atuou como profissional e voluntário em diversas iniciativas sociais brasileiras, como Instituto Sou da Paz, TETO, Projeto Entreeducar, Grupo Yad, Polén Tutoria, entre outros. Em 2010, esteve na Índia pesquisando o setor social, com ênfase em favelas urbanas, moradia e infra-estrutura básica, além de colaborar com organizações locais e internacionais em atuações de campo. Em seguida, passou uma temporada em Israel, Palestina e Jordânia, onde trabalhou com cooperação internacional para países em desenvolvimento. Empreendeu o projeto Mochila Social no qual viajou de mochila nas costas por 5 meses pelo leste da África em busca de ini- ciativas transformadoras e novas formas de mudar o mundo. É autor dos livros “Vida nos Campos da Morte (2010)” e “Mochila Social: um olhar sobre desenvolvimento social e pobreza no leste da África (2013)”. Desde o seu retorno, fez pós graduação em Habitação e Cidade, com ênfase em Urbanização de favelas e atua com desenvolvimento, articulação e aceleração de projetos e organizações com impacto social.

 

LOCAL

Sala Veraneio - HUB Vila Madalena

Rua Fradique Coutinho, 914, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários