Laboratório de Mobilidade Urbana - Um Novo Olhar Sobre a Cidade

15 Fev 2014 10h - 15 Fev 2014 15h Sala Studio - Impact Hub Paulista

 

Data: 15/fev - sábado

Horário: 9h - 14h

Carga Horária: 5 horas

Local: Impact Hub Paulista

Facilitadoras: Helga Bevilacqua, Léa Gejer e Taícia Marques

 

A mobilidade tem se tornado uma questão de destaque na política urbana das cidades brasileiras, devido à sua falta de planejamento e desenvolvimento de estrutura para o transporte de pessoas e cargas. Esses fatores tem como consequência um sistema de transporte e circulação incompatível com os fluxos da cidade, acarretando em danos sociais e econômicos.

Essa crise de mobilidade nas cidades brasileiras foi gerada devido a baixos níveis de investimento no setor de transporte nos últimos 25 anos, ao processo de urbanização e o crescimento econômico da última década, o que ampliou ainda mais as necessidades de deslocamentos nas cidades.

Em 2012, foi editada a Política Nacional de Mobilidade (Lei 12. 587/12) que determina aos Municípios a criação de diversos mecanismos de reorganização do fluxo de cargas e pessoas de acordo com o uso e ocupação do solo. Assim é determinante que os Municípios criem até 2015 um Plano de Mobilidade, com o objetivo de repensar a cidade.

No entanto, os processos de urbanização somados à cultura do carro, criaram cidades distantes para pessoas, as quais acostumaram-se a ver a cidade como um espaço distante para a convivência.

 

O Propósito:

O workshop tem por objetivo não apenas explicar a mobilidade considerando os aspectos legais e urbanísticos, mas principalmente instigar os participantes a pensarem a mobilidade dentro do contexto em que vivem, além de desenvolver soluções que gerem melhoria da qualidade de vida e respeitem o direito à cidade.

 

A Experiência:

O workshop terá como atividade principal uma saída fotográfica onde os participantes irão identificar práticas, instrumentos e ferramentas existentes na cidade que possibilitam ou não uma real mobilidade.

As fotos serão expostas para todos os participantes para que possam avaliar e sugerir novos olhares e soluções para a cidade.

Serão trabalhados:

- Difusão de conhecimento teórico acerca dos processo de urbanização e da estratificação do sistema mobilidade;
- Entendimento da legislação vigente relativa à mobilidade;
- Desenvolvimento de um novo olhar sobre o espaço urbano;
- Vivência da cidade: Saída para olhares e fotografias;
- Coletânea "Olhares Urbanos" a partir de fotos tiradas pelos participantes;
- Gerar possíveis soluções para o entorno do Impact Hub no que se concerne ao desenho urbano e mobilidade.

 

Facilitadoras:

Léa Gejer é Arquiteta e Urbanista e Mestre em Gestão Ambiental Urbana e Planejamento. Formada pela Unicamp, em 2006, mestre pela Wageningen University, Holanda, em 2011. Tem experiência com projetos de arquitetura e urbanismo complexos e se especializou em sustentabilidade em áreas urbanas através do planejamento estratégico e a gestão dos recursos naturais. É sócia fundadora da flock_estratégia urbana e paisagem e foi coordenadora e idealizadora, juntamente com Taícia Marques, do Grupo Impulso, um grupo interdisciplinar de profissionais, que tem como principal projeto a participação de um estudo de pré-viabilidade do Arco Tietê para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano do Município de Sao Paulo.

 

Taicia Marques é Arquiteta e Urbanista e Mestre em Arquitetura da Paisagem e Planejamento. É formada pela PUC Campinas, em 2001, e mestre pela Wageningen University, Holanda, em 2012. Tem experiência em projetos de paisagismo, desenho urbano e planejamento no Brasil, Holanda e Alemanha, os quais integram soluções sustentáveis. Também é sócia-fundadora da flock_estratégia urbana e paisagem, além de coordenadora e idealizadora, juntamente com Léa Gejer, do Grupo Impulso. 

Helga Lutzoff Bevilacqua é advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica (2006), especialista em Meio Ambiente pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2009). Tem experiência em diversos projetos envolvendo Direito Urbanístico. Participou como consultora jurídica da Operação Urbana Água Branca (elaboração dos Estudos Ambientais) e da elaboração do estudo prévio para o Plano Diretor Ambiental do Município de Sorocaba/SP.

 

Importante:

- Para participar do workshop é necessário trazer uma câmera fotográfica - pode ser do celular.

 

- A atividade poderá sofrer alteração de local, datas, horários e cancelamento, de acordo com o número de interessados.

 

Veja mais em: www.hubescola.com.br

LOCAL

Sala Studio - Impact Hub Paulista

Rua Bela Cintra, 409, Consolacao, São Paulo, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários