IHC em Rede - Edição Manaus

13 Ago 2015 09h - 14 Ago 2015 22h Escola Superior de Tecnologia - UEA

IHC em rede-marca-05.png

Interação Humano-Computador (IHC) é a área de estudo multidisciplinar que investiga aspectos da interação entre os humanos e as tecnologias.


O evento IHC em Rede - Edição Manaus faz parte de uma série de eventos organizados pela ACM SIGCHI ( www.acm.org/sigchi/) com o objetivo de estimular a prática de IHC no Brasil. Além disso, o evento se propõe a estimular a interação entre as iniciativas acadêmicas e as demandas do mercado. O evento já ocorreu em Fortaleza, Belém e Cuiabá.

Assim como nas edições anteriores, em sua quarta edição o evento contará com mini-cursos e palestras. Para ambas as atividades foram convidados representantes de grandes empresas e startups, bem como centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e Universidades de Manaus.

Os certificados serão enviados por e-mail apenas para aqueles que se inscreverem em uma determinada atividade.



** Pedimos aos inscritos no evento (minicursos e palestras) para levarem um pacote/lata de leite em pó ou R$ 10,00 como forma de inscrição simbólica por sua participação no evento. As doações serão inteiramente revertidas para uma instituição assistencial de Manaus. **

PROGRAMAÇÃO DIA 1 | 13/08/2015

MINI-CURSOS [9h às 13h]
1. Concepção de robôs emotivos
Facilitador: Leonardo Lima [CESAR]
Total de participantes: 30

2. Elementos neurocientíficos na interação humano-computador
Facilitador: Rafael Soldan [Samsung / SIDIA]
Total de participantes: 30


MINI-CURSOS [14h às 18h]
3. Inspeção de Usabilidade: melhorando a qualidade a um baixo custo
Facilitador: Luis Rivero, Natasha Valentim, Anna Beatriz Marques e Priscila Fernandes [UFAM]
Total de participantes: 30

4. Design de serviços
Facilitador: Gustavo Oliveira [TOTVS]
Total de participantes: 30


PALESTRAS [19h às 22h] - Auditório da Escola Superior de Tecnologia
I - Abertura com Paulo Melo [INDT] [30 min]

II - Promovendo a melhoria da Experiência do Usuário e Usabilidade em Aplicações através de Design Thinking: Ampliando as Habilidades da Equipe de Desenvolvimento.
  • Apresentadores: Luis Rivero, Natasha Valentim e Anna Beatriz Marques [UFAM] [30 min]
III - Robótica emotiva: uma perspectiva sensível para a concepção de robôs.
  • Apresentador: Leonardo Lima [CESAR] [30 min]
Intervalo [30 min]

IV - Como a UX pode ajudar na Gestão da inovação tecnológica?
  • Facilitador: Gustavo Oliveira [TOTVS] [45 min]


PROGRAMAÇÃO DIA 2 | 14/08/2015

MINI-CURSOS [9h às 13h]
5. Introdução a Gamefication
Facilitador: Cristina Araújo [UEA]
Total de participantes: 30

MINI-CURSOS [14h às 18h]
6. A pesquisa com usuários no desenvolvimento de produtos
Facilitadora: Marcella Medeiros [ContaAzul]
Total de participantes: 30

7. Divide the dollar: priorizando funcionalidades junto com os usuários
Facilitador: Wilson Prata e Juan Oliveira [INDT]
Total de participantes: 30

PALESTRAS [19h às 22h] -
Auditório da Escola Superior de Tecnologia
I - Affective computing
  • Facilitador: Jackson Feijó [INDT] [30 min]
II - Eye Tracking como método de investigação aplicada às interfaces computacionais
  • Facilitador: Marcos Souza [Samsung/SIDIA] [30 min]
III - Razão ou Emoção: o que te impulsiona mais?
  • Facilitador: Juliana Lima [FPF Tech] [30 min]
Intervalo - 30 min

IV - Vivências em processo de projeto: do desenvolvimento de produtos ao SaaS
  • Facilitadora: Marcella Medeiros [ContaAzul] [45 min]

PALESTRANTES


Foto Anna Beatriz.jpg Anna Beatriz Marques | UFAM Bacharel em Ciência da Computação e mestre em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, Anna Beatriz é doutoranda em Informática pela UFAM na linha de IHC, com foco em aspectos do design de interação e navegação de sistemas interativos. A pesquisadora ministra aulas e treinamentos na área de IHC e Engenharia de Software e ingressou na docência de nível superior em 2013.
cristina_araujo.jpg Cristina Araújo | UEA Especialista em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos pela Universidade Estadual do Amazonas (2015) e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atualmente exerce a Coordenação do Ludus - Laboratório de Entretenimento e Jogos Digitais da UEA e é Professora de Game Design da Graduação em Jogos da UEA(Universidade Estadual do Amazonas) .Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador ( IHC ), atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias ágeis, teste de usabilidade, serviço web e jogos eletrônicos.
GustavoOliveira.jpg Gustavo Oliveira | TOTVS Gustavo é designer de interação desde 2003. Atua como Designer Estratégico na TOTVS, onde participou diretamente da implantação das áreas de UX Strategy e Research & Innovation HUB. Liderou times multidisciplinares em projetos de Design Centrado nas Pessoas e ministrou mais de 30 oficinas de Design Thinking e Business Design em diversas empresas. Atuou em projetos de inovação nos segmentos de varejo, saúde, agroindústria, financeiro, RH, CMS e rede social corporativa. Também liderou projetos de redesenho de serviços de atendimento, eventos e no terceiro setor. Formado em Design Multimídia na Escola Panamericana de Artes e em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo SENAC, é um dos líderes do UxBookClub SP e atua voluntariamente em projetos sociais no segmento de educação.
jackson.png
Jackson Feijó | INDT
Jackson é entusiasmado por tecnologia. Especialmente o que há de humano nela. Jackson realiza experimentos com aplicativos móveis e comunicação, aspectos naturais, interações homem-máquina alternativas, acessibilidade, usabilidade e UX. Ele tem apresentado os resultados de suas investigações em eventos como CHI, MobileHCI, NordiCHI, ASSETS, SIGGRAPH, M3DD, Nokia World, Campus Party, entre outros. Desenvolver experimentos para celulares no INDT tem sido seu ganha-pão desde 2004.
Juan Oliveira.jpg Juan Oliveira | INDT
Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas e especialização em Design de Interação pela FUCAPI. Atualmente é UX Researcher no INDT e é líder local da Interaction Design Foundation.
JulianaLima_FPF.jpg
Juliana Lima | FPF Tech
Pós-graduada em Design, Comunicação e Multímidia, graduada em Design com ênfase em Interface Digital, em 2012. Possui 3 anos de experiência e conhecimento em UX e UI, experiência do usuário, arquitetura de informação, usabilidade, interação e conceitos visuais.
Leo Lima.jpg
Leonardo Lima | CESAR
Leonardo é um profissional interdisciplinar que trabalha no CESAR, com foco em produtos inovadores. Bacharel em Antropologia e estudante do Mestrado Profissional em Design do CESAR.edu. Ao longo de sua carreira, trabalhou com cinema, educação, design de jogos e design de interação. Durante os últimos anos tem se envolvido em projetos com grandes empresas do setor de dispositivos móveis e wearables, onde exerce o papel de pesquisador, desenvolvedor de projetos e consultor.
Luis Rivero.png
Luis Rivero | UFAM
Engenheiro da Computação com Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especializado em garantia da qualidade no desenvolvimento de software em termos de usabilidade. Luis faz parte do grupo de pesquisa “Usabilidade e Engenharia de Software” (USES), onde investiga e desenvolve metodologias de design e avaliação de experiência de usuário. O pesquisador, que atualmente cursa Doutorado em Informática na UFAM, também participa de eventos e encontros relacionados com a pesquisa na área de qualidade de software, e ministra aulas e treinamentos referentes a essa e outras áreas de pesquisa.
MarcosSouza.jpg
Marcos Souza | SIDIA
Designer de interação e pesquisador, mestrando em design pela UFPE, com experiência em avaliação e desenvolvimento de sistemas interativos para plataformas digitais, pesquisas quantitativas e qualitativas, testes de usabilidade e prototipagem em diversos níveis de fidelidade. Ao longo da sua experiência passou por startups e empresas como C.E.S.A.R Recife e M2S. Atualmente é pesquisador na Samsung SIDIA.
Marcella.jpg
Marcella Medeiros | ContaAzul
Psicóloga (UNESP), com mestrado em Engenharia de Produção (UFSCar) na área de Trabalho Tecnologia e Organizações. É User Researcher na ContaAzul (www.contaazul.com.br), onde desenvolve projetos relacionados à Branding. Atuou na área de Experience Design na Whirlpool Latin America, em que foi responsável por implementar o processo de cocriação, atuou como UX e liderou projetos globais de linha branca. Focada em Ergonomia e no estudo da atividade humana, tem experiência com pesquisas qualitativas, desenvolvimento de interfaces e processos de projeto.
Natasha.jpg
Natasha Valentim | UFAM
Graduada em Ciência da Computação e Mestra em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Natasha faz parte do grupo de pesquisa “Usabilidade e Engenharia de Software” (USES), onde investiga e desenvolve tecnologias que avaliam a usabilidade em modelos usados nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software. A pesquisadora, atualmente cursa Doutorado em Informática na UFAM, também participa de eventos e encontros relacionados com a pesquisa na área de qualidade de software.
Priscila Fernandes.jpg
Priscila Fernandes | UFAM
Priscila Fernandes é graduada em Ciência da Computação e Mestra em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Já ministrou aula nos cursos de Graduação em Ciência da Computação e pós-graduação em Informática do Centro Universitário do Norte (UniNorte). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos cursos de Graduação de Engenharia de Software e Graduação em Sistemas de Informação. É integrante dos grupos de pesquisa “Usabilidade e Engenharia de Software” (USES) e Grupo de Pesquisa em Computação (GPComp).
Rafael Soldan.jpg
Rafael Soldan | SIDIA
Pesquisador em User Experience no SIDIA/Samsung. Na área de pesquisa há 10 anos, atuou em diversas empresas de tecnologia e inovação, tais como UOL, InSitum e Gauge, tendo atendido diversas empresas, como Telefónica, Intel, Nokia, Mastercard, Sky, Panasonic e B2W.
Wilson Prata.jpg
Wilson Prata | INDT
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (2003), especialização em Arte Multimídia pela mesma instituição (2005) e Mestrado em Design pela PUC-Rio (2013). Atualmente é UX Researcher no INDT e cursa doutorado em Design na PUC-Rio.



LOCAL

Escola Superior de Tecnologia - UEA

Av. Darcy Vargas, 1200 - Parque 10 de Novembro, AM, Brasil
Manaus, Amazonas

Comentários