II EDIÇÃO PALADARES DO BRASIL - QUILOMBOLA

24 Mai 2016 16h - 25 Mai 2016 22h Auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau – Maceió

O EVENTO

O 'Paladares do Brasil' é um evento planejado e produzido pelos alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário Maurício de Nassau – Maceió e surgiu da necessidade de entender, de forma prática e esclarecedora, o dia a dia de áreas correlatas à Gastronomia e, assim, potencializar os conhecimentos adquiridos na graduação.

Em sua segunda edição, tem como tema a culinária de matriz africana, mais especificamente a culinária quilombola e seu objetivo é celebrar sua vastidão cultural. Em dois dias de evento, o público terá acesso à cultura quilombola através da exibição e comercialização de peças de barro produzidas por remanescentes da comunidade Muquém, de União dos Palmares (terra de Zumbi e do principal quilombo brasileiro), da arte de enrolar turbantes coloridos com seus tecidos cheios de vida e cores, da música entoada por Naná Martins, da exposição de fotografias e da literatura vocacionada pela sensibilidade para retratar sua história. Sendo, todas essas, atrações estrategicamente planejadas para movimentar o ‘Paladares do Brasil’, proporcionando aos passantes e participantes um entrosamento ainda maior com as marcas que participam e apoiam o referido evento.

POR QUE PARTICIPAR?

A manutenção das tradições africanas, em especial sua cultura culinária carregada de rusticidade e de valores históricos, tem acontecido através do repasse dos saberes ancestrais que são transmitidos entre os remanescentes quilombolas. Esses saberes, saídos dos fogões à lenha e das panelas de barro cozido, ganharam notoriedade e levaram a culinária quilombola à modernização. Ela, então, foi recebendo elementos que a sofisticaram, mas sem perder sua característica agregadora.

Conhecer as técnicas de produção dessa culinária através do know-how de profissionais conceituados, visando a troca de informações entre todos os participantes é importante não apenas para reconhecer nossas raízes, mas também para compreender os haveres da gastronomia moderna, que é recheada de ingredientes étnicos e entremeada de símbolos, sabores e texturas que estimulam os cincos sentidos.

É nesse contexto que o ciclo de palestras e oficinas ‘Paladares do Brasil’ intenta articular a comunidade acadêmica e a profissional no sentido de experimentar novas formas de produção e criação e de compartilhar o conhecimento através da apresentação de pratos criados por profissionais experientes que servirão de exemplo para estudantes e interessados que buscam adquirir novas técnicas e incrementar, assim, sua formação.

LOCAL

Auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau – Maceió

Rua Professor Sandoval Arroxelas, 239 - Ponta Verde, Maceió - AL, Brasil
Maceió, Alagoas

Comentários