II Semana de Ciência e Tecnologia de Santarém

21 Out 2015 09h - 23 Out 2015 21h UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará

INSTRUÇÕES DE INSCRIÇÃO - LEIA ATENTAMENTE ANTES DE FAZER A COMPRA!!
O ingresso de inscrição lhe dá direito a seguinte programação:
INSCRIÇÃO + 1 WORKSHOP + 1 MINICURSO
O ingresso de inscrição + camisa lhe dá direito a seguinte programação:
INSCRIÇÃO + 1 WORKSHOP + 1 MINICURSO + 1 CAMISA DO EVENTO

SÓ É PERMITIDA A COMPRA DE 1 INGRESSO POR PESSOA. INGRESSOS DUPLICADOS SERÃO CANCELADOS, E SEUS VALORES DEVOLVIDOS!

Após sua compra ser confirmada, você receberá por email um link para fazer a reserva no seu minicurso e workshop desejados.
Responda todas as perguntas para enviar sua solicitação de reserva. Caso não seja feita reserva, as vagas restantes estarão disponíveis nos dias e locais dos workshops, por ordem de chegada.

O email para reserva do mini-curso/workshop foi enviado no dia 6/10, 10/10, 17/10 e 20/10, as 13:00. Se sua compra foi confirmada após essa data, não é possível reservar vagas, as vagas remanescentes estarão disponíveis por ordem de chegada.

Programação:
PALESTRAS Título Data/Horário Local
1

Mesa Redonda: Novo Patamar da Energia no País, a crise de energia: um debate no contexto social, econômico e técnico - Marcel (UFOPA), Roberval (UFOPA), Cicita (UFOPA), Lázaro (UFOPA), Renata Meirereles (Eng Eletrica CELPA)

Descrição: A matriz elétrica nacional, dependente da produção das hidrelétricas (62,8%), tem como principal benefício produzir uma energia limpa. No entanto, as últimas usinas construídas no País não conseguem suprir as necessidades em períodos de seca. Esta mesa redonda dará uma perspectiva do cenário atual na visão de cinco profissionais de diferentes ramos.
21/10
11:00-12:00
Auditorio
2

CREA e suas funções (CREA)

Descrição: O CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) orienta e fiscaliza os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA
21/10
15:00-16:00
Auditorio
3

Produção de novos materiais e a Amazônia inserida no atual cenário energético - Thiago Moreira (Engenheiro UFOPA)

21/10
16:30-17:30
Auditorio
4

Sistema de Monitoramento na Amazônia - Renato Luz (UFPA)

Descrição: Os sistemas de monitoramento tem um papel importante na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para atendimento de pequenas e médias demandas energéticas, o levantamento de demandas e potenciais energéticos e os benefícios para a comunidade em geral.
23/10
11:00-12:00
Auditorio
5

Energia Hidrocinética - Prof. Rudi (UnB)

Descrição: Um sistema que utiliza potencial hídrico da Amazônia na eletrificação de lugares remotos, aonde o sistema de distribuição não chega pode ser uma opção para comunidades ribeirinhas se desenvolverem sem a utilização de combustíveis fósseis na obtenção de energia.
23/10
15:00-16:00
Auditorio
6

Demanda de Energia para a Mineração de Bauxita - Mazoel Nunes Reis (Engenheiro Eletricista ALCOA)

Descrição: O uso de energia elétrica na indústria brasileira de alumínio tem um papel fundamental, assim, a disponibilidade de geração elétrica consiste em um fator importante para sustentar o Brasil com um índice de produtividade adequado para manter uma vantagem competitiva em relação ao mercado mundial.
23/10
16:30-18:00
Auditorio

WORKSHOPS Título Data/Horário Local
1

Introdução ao COMSOL Multyphysics - Jedson dos Santos – (Engenheiro de Aplicações COMSOL)

Descrição: O grupo COMSOL apresenta soluções em softwares de engenharia para modelagem multifísica, podendo ser aplicadas nas disciplinas de Mecânica Estrutural, Eletromagnetismo de Alta e Baixa Frequência, Escoamento de Fluidos, Transferência de Calor, Reações Química, MEMS, Acústica, entre outros. E também adiciona produtos LiveLink para softwares CAD, MATLAB e Excel que realiza uma perfeita integração entre as simulações COMSOL Multiphysics.
22/10
18:00-20:00
Campus Tapajós
2

Engenharia das Reações Químicas no COMSOL Multyphysics - Jedson dos Santos – (Engenheiro de Aplicações COMSOL)

Descrição: Com o COMSOL Multiphysics você pode obter soluções especificas nas simulações de Reações químicas, eletroquímicas e transporte de massa e energia.
23/10
8:00-11:00
Campus Tapajós
3

Inovações Disruptivas - Francisco Olivar – (TI FIT)

Descrição: Inovação Disruptiva é um produto ou serviço que cria um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam. É geralmente algo mais simples, mais barato do que o que já existe, ou algo capaz de atender um público que antes não tinha acesso ao mercado.
22/10
18:00-20:00
Campus Tapajós
4

Processo de ligação/Modalidade Tarifária - Renata Meirelles – (Eng. Elétrica CELPA)

Descrição: A estrutura tarifária pode ser alterada quando detectada que a modalidade atual não está atendendo às características de seu negócio. O Sistema das Bandeiras Tarifárias está em vigor em todo o país desde o dia 1º de janeiro de 2015, e por este motivo, as distribuidoras de energia passam a divulgar, mensalmente, na conta de energia dos consumidores, a bandeira tarifária em vigor.
21/10
14:00-15:00
Campus Tapajós
5

Geração distribuída de fontes de energia renováveis - Renata Meirelles – (Eng. Elétrica CELPA)

Descrição: Geração Distribuída é uma expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do consumidor independente da potência, tecnologia e fonte de energia. Esta inclui co-geradores, painéis foto-voltáicos e Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCH's.
23/10
9:00-11:00
Campus Tapajós

MINI-CURSOS Título Data/Horário Local
1

Conservação Energética - Prof. Marcel Antonionni (Engenheiro eletricista – UFOPA)

Descrição: O termo conservação de energia refere-se a técnicas e procedimentos que visam reduzir o desperdício e o uso ineficiente da energia, principalmente elétrica, sem comprometer o conforto e/ou a produção. A importância do assunto emerge da análise do cenário energético mundial, onde observa-se que, como insumo fundamental, há uma relação direta entre desenvolvimento humano e consumo de energia.
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30
Campus Tapajós



2

Sistemas Fotovoltaicos Conectados à rede elétrica de baixa tensão - Professor Wilson Negrão e Renato Luz (UFPA)

Descrição: O estudo em sistemas fotovoltaicos conectados à rede vem crescendo, mas a implantação deles ainda é de forma tímida. Este minicurso abordará conceitos e técnicas a respeito da instalação de sistema fotovoltaicos conectados á rede e suas principais vantagens aos usuários destes sistemas
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30





3

Introdução ao Nanomagnetismo - Professor Neto Bezerra – (Físico UFOPA)

Descrição: O nanomagnetismo trata das propriedades magnéticas dos objetos na escala nanoscópica e mesoscópica. Materiais magnéticos apresentam aplicações em motores elétricos, alto-falantes, microfones e registro magnético.
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30
Campus Tapajós
4

Aplicações de Energia Solar - Professor Lázaro – (Eng. Mecânico UFOPA)

Descrição: A energia solar tem muitas maneiras de aproveitamento, seja direta ou indiretamente. Cita-se aquecimento, refrigeração, iluminação, energia elétrica e transporte. Este minicurso abordará todos os conceitos e técnicas a respeito desta temática.
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30
Campus Tapajós



6

AutoCad em 3D - Estefany – (Arquiteta UFOPA)

Descrição: AutoCAD é um software do tipo CAD - computer aided design ou desenho auxiliado por computador - utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico na arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia elétrica.
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30
Campus Tapajós
7

Otimização voltada para problemas de engenharia - Prof. Ana Carolina (Eng. Mecânica UFOPA)

Descrição: Otimizar é melhorar até onde pudermos. No ideal, melhorar até o máximo. O objetivo é fornecer aos participantes os conhecimentos básicos de problemas de otimização: formulação, classificação, algoritmos e aplicações em engenharia. Esse curso capacitará o aluno a formular o problema de otimização matematicamente e escolher o algoritmo indicado para a sua solução
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30
Campus Tapajós
8

Arduino - Pio Neto (UFOPA)

Descrição: Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre com finalidade de facilitar a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistemas interativos, a nível doméstico, comercial ou móvel. Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduíno é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB
22/10
8:00-11:30
&
14:00-17:30
Campus Tapajós












Comentários