IN Mapping_projeção imersiva

24 Out 2015 10h - 25 Out 2015 19h Estúdio Lilo

A projeção imersiva é baseada no envolvimento total do espectador, sensibilizado seu campo visual por meio de mídias que utilizam mapping e projeção volumétrica, na qual o usuário se sente dentro da projeção. Sugestões de uso: feiras, exposições, mostras interativas, espaços de ciência e educação, museus, galerias de arte.
A imersão se constrói desde o imaginário individual e avança para fora do corpo pela interatividade. A projeção imersiva carrega consigo novas relações sensíveis e, sobretudo, espaciais, o que a torna tão interessante do ponto de vista técnico/projetual. A interatividade, por sua vez, significa a relação entre homem-computador e determina mudanças fundamentais nos modos de percepção, expressão e comunicação. As projeções interativas permitem novas possibilidades no campo da arte, tecnologia, design e arquitetura, estabelecendo diálogos entre o criador, a imagem e o interator.

São revistos os papéis do corpo, do espaço e se percebe a importância desta linguagem no cenário criativo contemporâneo. Para o debate destas a outras questões sobre video mapping interativo, este workshop aborda aspectos teóricos e práticos na geração de projeções imersivas, em quatro módulos.

PROGRAMA

Carga horária: 16h em 4 módulos:

Módulo 1 - Projeto de Imersão e Interatividade
24/10 Das 9h às 13h.
Este primeiro módulo é uma introdução sobre criação e necessidade técnica em um projeto de projeção imersiva e interatividade. Serão abordados conceitos como tecnologia de projetores, medidas de lente, softwares e diversas ferramentas possíveis de interação.

Módulo 2 - Interagindo com Processing
24/10 Das 14h às 18h.
Os participantes serão introduzidos aos conceitos básicos da plataforma processing e como utilizar a leitura de webcams para interatividade.

Módulo 3 - Emendando projeção
25/10 Das 9h às 13h.
Aqui será apresentada a técnica de blend. O mesmo computador pode dar saída para 3, 4, 5, 6 ou mais projetores simultaneamente. Estas projeções fazem sobreposição uma sobre a outra. O blend é usado para solucionar o excesso de luz no encontro das bordas de projeção.

Módulo 4 - Projetando Curvas
25/10 Das 14h às 18h.
Neste encontro os participantes serão introduzidos a técnica do mesh warping. Distorcendo o vídeo com pontos bezier para projetar sobre espaços curvos, de 180 graus ou mais.


Pré-requisitos: acima de 14 anos e plataforma Mac OS.

Público-alvo: Artistas, pesquisadores de linguagem audiovisual, educadores, desenvolvedores, atores, performers e todos aqueles interessados em arte, design e tecnologia.

MINIBIO

Lina Lopes graduada em Audiovisual na Universidade de São Paulo, especializada em Iluminação e Design e mestranda em Design e Tecnologia na Anhembi Morumbi, pesquisa a relação entre corpo, espaço, linguagem da fotografia, do vídeo e das arte&tecnologias. Em novas mídias e tecnologias trabalha com montagem de instalação interativa, programação no hardware micro-controlador “arduíno” e em softwares de manipulação de imagem em tempo real. Atualmente dirige o espaço LILO voltado para inovação e tecnologias emergentes, coordenando a parte de engenharia e soluções de mapping e programação.


Paulo Muggler Moreira é engenheiro de Computação formado pela POLI - USP, já desenvolveu sistemas de software para o setor financeiro, aplicações empresariais, plataformas web e jogos online em plataformas mobile. Atualmente pesquisa novos paradigmas de interação homem-máquina baseados nas novas possibilidades introduzidas pela popularização de dispositivos de tecnologia de ponta.
LOCAL

Estúdio Lilo

Rua Harmonia, 797 - Sumarezinho, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários