O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Com foco no design e na publicidade

 

Dias 07/09 a 12/10/2013 das 18h30 às 21hs, aos sábados

com Marcos Beccari

 

Sobre

Este curso busca oferecer referências teóricas para uma melhor compreensão do consumo contemporâneo e do lugar do design e da publicidade nas culturas do consumo. Como as dinâmicas contemporâneas do consumo podem ser analisadas de pontos de vista ético, estético, histórico, psicológico, sociológico, antropológico etc.?

O consumo é uma atividade central no modo de vida contemporâneo. Estudar o consumo é, portanto, em primeiro lugar, uma forma de se pensar criticamente nossas próprias vivências. Em segundo lugar, essa melhor compreensão das dinâmicas do consumo amplia a capacidade comunicativa e projetual dos profissionais que concebem produtos, textos e imagens orientados para o mercado. Por fim, a reflexão sobre a abrangência do consumo implica desenvolver um olhar crítico sobre a atualidade, o que pode aprofundar o alcance das investigações de artistas e pesquisadores.

 

Plano de Aulas

Aula 1 Introdução geral e breve história do consumo

Aula 2  Consumo, ética e estética.

Aula 3  Abordagens sociopolíticas do consumo

Aula 4  Abordagens antropológicas do consumo

Aula 5  Abordagens sociofilosóficas do consumo

Aula 6  Debates gerais sobre o consumo contemporâneo

 

Materiais necessários:

- Material para anotações

 

Público alvo

Iniciantes (sem pré-requisitos), preferencialmente relacionados ao campo do design (estudantes, pesquisadores e profissionais).

 

Marcos Beccari

Designer gráfico e mestre em Design pela UFPR e doutorando em Educação na USP. Interessa-se por Filosofia, Psicologia e Comunicação, o que o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o design como articulação simbólica na mediação ficcional entre o sujeito e o real. Além de atuar como professor e pesquisador, coordena o blog Filosofia do Design, integra o podcast AntiCast e colabora com outros blogs/revistas de design e comunicação.

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado 1971
São Paulo, São Paulo

Comentários