O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Uma análise sobre a apropriação das tecnologias da informação e comunicação na interface com a experimentação e a criação artística e o design em uma sociedade que começou a se organizar em rede. 

 

Dias 21/08 à 11/09 - Horário 20:00 às 22:30, quartas-feiras

 

Conteúdo:

Gambiarra que remixa, modifica, transforma e se mistura. O improviso, a precariedade ou o ato de fazer passa a ser realidade. Pois qualquer pessoa com um computador conectado à rede e com um pouco de conhecimento e vontade de pesquisar tem a possibilidade de participar voluntariamente de um espaço cultural em movimento. A cultura digital possibilita o acesso aos meios de produção. Facilita as atividades das pessoas comuns que passaram a usar o computador em substituição às ferramentas e meios de produção que outrora eram inacessíveis. Essas facilidades se ampliam quando passam a ser distribuídas em redes, fazendo com que as pessoas conectadas por um computador possam trocar arquivos, projetos e ideias com qualquer outra pessoa ou grupos em qualquer lugar do planeta. Esse conjunto de ferramentas cria impacto na forma que a sociedade produz, por consequência no design de produto.

 

Plano de Aulas

Aula 1

Apropriações gambiológicas para transformação social - palestra e debate

Aula 2 

Apresentação com fotos de lixo eletrônico + vídeo "a historia dos eletrônicos" + fotos de trabalhos + debate

Aula 3

Oficina com lixo eletrônico - escultura com lixo eletrônico + tela de galinheiro

Aula 4 

Oficina com software livre +  gimp + inkskape

 

Materiais necessários:

- Computadores descartados + HD descartados

- Computadores com linux para utilização

 

Público alvo

Artistas, adultos, adolescentes, homens e mulheres... estudantes e público em geral

 

Hernani Dimantas

Artista, escritor e precursor do pensamento sobre a Internet no Brasil. Desde 1997 tem-se dedicado ao estudo, à discussão e à elaboração de projetos colaborativos em rede, publicando um número expressivo de artigos em livros, jornais e revistas sobre a Internet como um meio aberto à produção coletiva e destinado à troca de ideias e conhecimento entre as pessoas. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom) da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Autor dos livros: Linkania: uma Teoria de Redes (2010) e Marketing Hacker (2003). Ex Coordenador do LIDEC - Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária - no Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Escola do Futuro/USP. Ex Coordenador dos Programas AcessaSP e Acessa Escola (2009) na Escola do Futuro da USP - Programas de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo. Fundador e articulador do projeto Metareciclagem. Fundador do Projeto do Lixo Eletrônico no Brasil. Indicado ao Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia - pelo Projeto Desvio. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em cibercultura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, gambiarra, diy, cultura digital, inclusão digital, sociedade da colaboração, manifesto cluetrain, marketing hacker, gift economy, peer-production, ética hacker. software livre, open design

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado 1971
São Paulo, São Paulo

Comentários