O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!


Realize experimentos com detecção e representação de movimentos e corpos no espaço tridimensional usando da câmera Kinect e da plataforma Processing.
 
 
Dias 13/08 a 03/09/2013 das 20hs às 22h30, terças-feiras 
 
com Mateus Knelsen
 
Conteúdo:
Kinect é um dos dispositivos de interface mais interessantes que surgiu no mercado nos últimos tempos. É uma ferramenta que permite uma detecção precisa da posição tridimensional de objetos em um determinado espaço, e além, por meio de bibliotecas especiais, permite a detecção e monitoramento de interatores e de partes específicas de seus corpos. Trata-se portanto de um dispositivo muito interessante para experimentações com arte cinética, performance e representação do movimento e do espaço pelo meio digital. O curso visa esclarecer formas de uso da Kinect junto a IDE Processing, uma plataforma open-source de criação multimídia e interativa, para o desenvolvimento de projetos que usem criativamente dos recursos de ambas as ferramentas.
 
Plano de Aulas
Aula 1
Instalação das plataformas OpenNI e Processing; instalação de drivers e bibliotecas; execução dos exemplos básicos em Processing.
Aula 2
Exercício para blob detection - detecção dos contornos de corpos e objetos;
Aula 3
Exercício para detecção de mãos e dedos - desenho com a mão/dedos, controle de recursos de interface por meio de movimento das mãos;
Aula 4
Exercício para detecção de esqueleto - marionete digital.
 
Materiais necessários:
- Lap Top com OS Mac OS X 10.6, Ubuntu 12.04 ou Windows 7
- Kinect 
 
Público alvo
Preferencialmente, nível intermediário, com experiência prévia em Processing ou em Java. 
 
Mateus Knelsen
 
Formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, é pesquisador e designer de interfaces. Foi mestrando em Diseño Comunicacio-nal pela Universidad de Buenos Aires. Participou de quatro edições do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), na categoria Media Art. Integrou a equipe vencedora do prêmio Mídias Locativas do Vivo Arte.mov09 com o trabalho CultureRobot4.0. Ministrou oficinas na Anhembi Morumbi, MIS de São Paulo, Oi Kabum Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro, no Centro Cultural España Córdoba (Argentina), La Cúpula Media Lab (Córdoba - Argentina), e Flexible Lab (Buenos Aires, Argentina). Performou, em 2011, junto a Jorge Crowe. Ainda em 2012, participou como idealizador do Club de Jaqueo, o primeiro hackerspace de Buenos Aires.
LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado 1971, São Paul
São Paulo, São Paulo

Comentários