INTELIGÊNCIA COLETIVA - Novos caminhos para o professor do Século XXI

29 Ago 2015 08:30 - 29 Ago 2015 12:30 Colégio Farroupilha


Professores de escolas públicas e privadas podem participar da quarta edição do encontro gratuito “Inteligência Coletiva: Novos caminhos para o professor do Século XXI?”. Realizado pelo Colégio Farroupilha e pela Escola de Professores Inquietos, com o apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o evento promove o debate sobre o papel de educadores na sala de aula do século XXI, em um contexto de novas tecnologias e de construção colaborativa do conhecimento.

Evento gratuito | 200 vagas

As inscrições serão confirmadas pelo e-mail informado, após a avaliação da pergunta "Por que eu faço a diferença em sala de aula?". Portanto, essa inscrição ainda não garante a participação. Além da resposta, impactará na seleção o desejo em reunir um grupo multidisciplinar de docentes, que contemple diferentes níveis de ensino e experiências.

Programação

Data: 29 de agosto de 2015
8h30 às 9h: recepção e coffee de boas-vindas
9h às 12h30: evento

Palestra Principal

A prática na sala de aula

Emília Cipriano - Doutora em Educação, Mestre em Psicologia da Educação – PUC/SP, Pedagoga, Assistente Social e Professora. Palestrante de renome nacional, é professora universitária, consultora e coordenadora da Assessoria Educacional “Aprender a Ser”, atuando na formação de educadores nas redes pública e privada.

Relatos de Experiências

1) Docência Compartilhada
Ana Cristina Ritter Rauta - Formada em Pedagogia, com especialização em Tecnologias na Educação. Há 25 anos trabalha como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino e, concomitante, 11 anos na Rede Particular. Já atuou como supervisora pedagógica de uma escola municipal e na Secretaria de Educação de São Leopoldo, além de ter sido orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Gisele Susan Giacomin - Formada em Pedagogia, com especialização em Gestão do Cuidado para uma escola que protege pela Universidade Federal de Santa Catarina. Há nove anos trabalha como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já atuou como supervisora pedagógica de uma escola municipal e na Secretaria de Educação de São Leopoldo, além de ter sido orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

2) A série "CSI" na Biologia
Sandro Silva – professor de ciências biológicas dos Anos Finais. Já realizou pesquisas durante a graduação nas áreas de qualidade de água e na área de zoologia. Ainda na metade da faculdade, começou a trabalhar na área da educação, tendo sido professor de pré-vestibular desde então.

3) Celular: que tal unir-se a ele?
Daiane Grassi - Pedagoga com Habilitação em Multimeios e Informática Educativa (PUCRS), Especialista e Mestre em Educação e Tecnologias (UFRGS) e Professora Universitária e Designer de Aprendizagem na Beta Design de Aprendizagem, um hub educacional que conecta pessoas criativas, pensadoras e fazedoras de inovações educacionais. É co-fundadora e líder do Grupo de Educadores Google Porto Alegre, um movimento de pessoas apaixonadas por educação e tecnologias que se encontram para compartilhar e aprender juntos. Recentemente participou do TEDXUnisinosSalon, com o talk "Criatividade e Tecnologias aliadas ao ensino", onde contou sobre a iniciativa que encontrou para impactar positivamente a área da educação.

Workshops da Escola de Professores Inquietos

1) O protagonismo na Educação Infantil
Cleusa Beckel - Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Farroupilha e organizadora do livro “Uma escola que aprende com as crianças”.

2) Design Thinking: Metodologia para a sala de aula
Carol Bucker - Mestre em Educação pela PUCRS, é diretora da Idealiza, consultora associada da Fator 8 e designer thinker no Grupo D.think.

3) Tecnologia: EADes- Projeto iPad na Sala de Aula
Daniel Monteiro - Sócio-proprietário da EADes, empresa que desenvolve o projeto Ipad na Sala de Aula.

4) Práticas Inovadoras: Escola Convexo
Bruno Bittencourt – Aluno, professor e empreendedor entusiasta da educação e do empreendedorismo. Sedento por aprendizagem, o administrador e atual mestrando em Administração com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na UFRGS, participa de diversas iniciativas relacionadas aos temas. Em 2013, visando soluções para os problemas do Brasil, co-fundou a Escola Convexo, uma alternativa de educação que funciona no modelo de escola colaborativa, e tem como objetivo potencializar lideranças a partir de comunicação, lógica e empreendedorismo para um desenvolvimento sustentável.

5) Técnicas Criativas: Facilitação gráfica
Luciane Bergue - facilitadora gráfica e fundadora da Via Mosaico, empresa de facilitação gráfica que se destina a prática da linguagem visual em processos de aprendizagem, diálogos, gestão e de comunicação organizacional.

LOCAL

Colégio Farroupilha

Rua Carlos Huber, 425 - Três Figueiras, Porto Alegre - RS, Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários