O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

 Com brinquedos e experiencias óticas se apresenta uma introdução à linguagem audiovisual e o despertar um senso crítico e estético com EduAbad.
  
Sobre
O curso é composto por dois módulos: Encontros para Pensar a Luz e Encontros Animados. No primeiro, os alunos aprendem a fazer brinquedos óticos com lixo reciclado e câmeras Pinhole para explorar conceitos básicos do registro da luz visando a construção de uma narrativa audiovisual.
No segundo modulo, Encontros Animados, os participantes exploram a visão humana ao utilizar técnicas básicas de animação quadro à quadro (stop motion). Eles compreenderão o princípio da ilusão de movimento numa sequência de imagens estáticas e praticarão a construção do tempo e do espaço na narrativa audiovisual. Com dicas do professor, de aplicativos utilizados para manipular a imagem, para edição de vídeos e publicação na internet.


Plano de Aulas :

Oficinas Módulo I
Máscaras de percepção; Máquinas de ver; Caixa obscura; Brincando com luz, sombras, formas, e cores; Brinquedos de Ilusão de movimento; Câmera Pinhole - fotografia rudimentar em preto e branco.

Oficinas Módulo II
Elementos para pensar a fotografia; Animação quadro à quadro - stop motion, pixilation e time lapse; Encontros animados com prática de animação; Técnicas de manipulação e edição de imagens; Finalização e upload para web.

* Cada aluno deve trazer a sua própria câmera ou celular com cabos para baixar fotos no computador.

Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), maiores de 12 anos, interessados em linguagem audiovisual.


EduAbad
Formou-se em cinema pela FAAP e descobriu a linguagem fazendo documentários, curtas e making of de longas-metragens. Atua como arteeducador audiovisual e sua pesquisa envolve construção de traquitanas, objetos óticos, edição, animação e manipulação de imagens. Dirigiu o curta Coentro e Quiabo na Carne de Sol (1995), Escola Pública (2005) e co-dirigiu os documentários Pixote in memorian (2006) e Pirajuçara – Bacia do Concreto (2008). Realizou making of dos filmes Bicho de 7 Cabeças (2001) e Chega de Saudade (2008), de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, Carandiru (2002), de Hector Babenco e Narradores de Javé (2003), de Eliane Caffé.

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado, 1971, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários