Workshop Arne van Oosterom - Think like a Startup Canvas & Game

13 Nov 2013 10h - 13 Nov 2013 14h Bairro do Recife Antigo

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI

O workshop é focado em tarefas práticas, onde o participante literalmente, aprende a abordagem do Design Thinking fazendo.

O objetivo é explorar e projetar um negócio utilizando como guia o Startup Canvas, uma ferramenta prática em formato de cartaz, com uma sequencia lógica de passos para guiar a construção de um novo negócio ou para readequar um negócio existente. Com o canvas, os participantes são capazes de alinhar valores com modelos de organização, cultura, modelo de negócio e necessidades dos clientes.

O Startup Canvas é uma ferramenta exclusiva e criada pela DesignThinkers Group. Ela incorpora o elemento humano a um negócio. Por isso inclui reflexões sobre valores, cultura, significado e pessoas. Ela é um guia para a construção de negócios segundo os mindsets do Design Thinking (empatia, experimentação e prototipação) e do Lean Startup (flexibilidade, pensamento aberto, erro como aprendizado, testar cedo).

Esse workshop será facilitado em inglês por Arne van Oosterom, mas terá tradução ao vivo para português, por parte da equipe brasileira da DesignThinkers.

Veja como foi o Think like a Startup workshop na Stanford D.School:
http://vimeo.com/55532758

Veja como foi o Think like a Startup workshop nos Estados Unidos:
http://vimeo.com/77978355

Faça o download gratuito do Startup Canvas em inglês: http://www.designthinkersacademy.com/wp-content/uploads/2012/07/CLICK-HERE-TO-DOWNLOAD-YOUR-FREE-COPY-OF-THE-STARTUP-CANVAS.pdf

Faça o download gratuito do Startup Canvas em português: https://dl.dropboxusercontent.com/u/19324674/download/Canvas/dt_StartUpCanvas_84x300_ptbr_v2.pdf

Facilitadores:
Sobre a DesignThinkers

A DesignThinkers Group é uma empresa de Design orientada a Inovação em Serviços. Foi fundada em 2007 na Holanda e têm escritórios no Reino Unido, Estados Unidos, Israel, Singapura, Espanha, Alemanha, Austrália, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Já atendeu e atende a clientes como: Bosch, Google, Cisco, Philips, Porto Seguro, Vodafone, Volkswagen,  Shell, Ballantines, SKY, entre outras.

Facilitador: Arne van Oosterom
Arne é sócio e co-fundador da DesignThinkers Group, uma das empresas líderes mundiais em inovação por design, ajudando empresas de várias partes do mundo a fazer a transição entre ser estritamente orientada ao produto e vendas para ser orientada ao serviço e ao usuário. Arne é designer residente na Oslo University for Architecture and Design (AHO). Ele é responsável por coordenar um programa desenvolvido pelo Centre for Service Innovation (Noruega). É também professor visitante na Elisava, destacada escola de design de Barcelona e no Management Centre Innsbruck (MCI). Foi co-autor e participou de várias publicações internacionais, como os livros This is Service Design Thinking (2011), Design Transitions (2012), Brand Driven Innovation (2011), Designing Services with Innovative Media (2009 – 2013) e o filme Design the New Business (2011).

Facilitador: Julius
Julius é designer de negócios com MBA em Empreendedorismo e Novos Negócios - FGV, cofundador da DesignThinkers Brasil, da Voël, empresa de Pesquisa e Design de Produtos Digitais, além de ser um dos idealizadores do Mozaiko (Projeto de Educação e Inovação Social).

Facilitador: Eduardo Loureiro
Eduardo Loureiro é cofundador da DesignThinkers Brasil, da Voël e do Mozaiko (Projeto de Educação e Inovação Social). É professor de Arquitetura de Informação de vários programas de pós-graduação e fez parte da primeira turma da pós-graduação em Design de Interação da PUC-Minas. Iniciou sua carreira como Designer de Interação e é líder local da Associação Internacional de Design de Interação (IxDA). Foi um dos pioneiros no estabelecimento das disciplinas de User Experience Design no Brasil, tendo participado de todas as edições do Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação (EBAI) e palestrado em sua segunda edição. Também foi um dos organizadores do Interaction South America 2011, conferência internacional, que reuniu 800 pessoas de 15 países em Belo Horizonte.

-----

Explore and design your business with our Startup Canvas. A design driven framework, and process to use when building a value driven business or to see your business as if it was a Startup. It will show the users of the tool how to align values with organisational models, culture, propositions, business model and customer values and goals.

Startup Game

In this high energy session with multiple teams we use the tool in a game format. Build a value driven Startup in 90 minutes with a pitch at the end. This will create lots of energy and engagement of the teams.

To play the game we created the following tools:

> An instruction sheet which will guide the teams through the process. One group member (the People Guru) is responsible for time and checking the instructions.

> Persona cards. These persona cards are used to give information to the participants playing the role of End-User during the game. This way we want to help them play the role of the End-User even better.

> Assignments cards with challenges the groups can choose from after they understood the values and purpose the group members share. The groups can choose the Assignments and Persona’s they feel belong together.

> Participant Roles. Every participant will have a role. A key role is the End-User. Each team should assign to players to be the End-User, the instruction sheet will explain what these players should do exactly and when they should do it. Another Key role is the People Guru. This player is responsible for monitoring the teamwork and timekeeping.

Duration:
4 hours

Date/Time:
09h
November 13

Comentários