ISO 26000: Diretrizes da Responsabilidade Social

03 Jun 2016 09h - 03 Jun 2016 17h Núcleo Pluri

ISO 26000: Diretrizes da Responsabilidade Social
A implantação da regulamentação nas organizações - sociais ou empresariais - e sua relação direta com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com a responsabilidade social.
Publicada em 2010 em Genebra, a Norma Internacional ISO 26000 é um conjunto de diretrizes e de uso voluntário; não visa e nem é apropriada a fins de certificação. A norma tem a função de ser um guia de Responsabilidade Social para qualquer tipo de organização nos setores privado, público e sem fins lucrativos, independente de seu porte ou atividade.

CARGA HORÁRIA:
8 horas

PROGRAMAÇÃO:
A finalidade do treinamento é apresentar as diretrizes, orientando os participantes a implementar o conceito do desenvolvimento sustentável nas organizações. Possibilitará por meio do uso de jogos e dinâmicas, a vivência dos conceitos e dos conteúdos abordados sobre a implantação da ISO 26000 e sua relação direta com meio ambiente e responsabilidade social.
Trabalhará o equilíbrio entre a teoria e a prática, aplicadas de forma criativa e lúdica, buscando a participação cooperativa dos participantes e a aplicação dos conhecimentos transmitidos de forma participativa, dinâmica e colaborativa. Assim, capacitará os alunos a avaliar a organização em relação aos temas centrais da Responsabilidade Social, identificando pontos fortes e fracos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Processo de construção da ISO 26000
  • Conteúdo
  • Histórico
  • Prestação de contas
  • Responsabilidade
Como a ISO 26000 se integra na estrutura e processos das organizações governamentais, empresariais e sociais

Orientações sobre temas centrais da responsabilidade social
  • governança organizacional
  • direitos humanos
  • práticas trabalhistas
  • meio ambiente
  • práticas leais de operação
  • questões relativas ao consumidor
  • envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento
- Orientações sobre a integração da responsabilidade social em toda a organização
- Desdobramentos e impactos no Brasil e no mundo.
INSTRUTORES:
167_grd.JPG
Francisco Biazini
Doutorando em Responsabilidade Social na Energia Nuclear no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - USP. Especialista (MBA) em Segurança da Informação. Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Ibirapuera (2005) e (1990). Diretor tesoureiro da Associação Interação Rede Social. Vice presidente de tecnologia - Programa Nacional Cidade Digital. Fundador e Conselheiro do GAO: Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000.. Diretor presidente da Transforma Cooperativa de trabalhadores em Reciclagem e Tecnologia da informação. Atua nas áreas de Construção de consenso e mediação de conflitos como mediador, consultor e professor. Desenvolve atividades voluntárias em responsabilidade social e ambiental, associativismo e cooperativismo. Ministra treinamentos e palestras de Responsabilidade Social e ISO 26000. Sócio e diretor técnico da REDERESIDUO (rederesiduo.com.br)
339_grd.JPG
Ricardo Oliani
Sócio Diretor da TRANSFORMA - Cooperativa de Trabalho em Sistemas tecnológicos, inovadores e sustentáveis, membro-fundador da Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade. Pós-Graduado em Gestão de Empresas pela FGV/Strong e em Relações Internacionais pela CDE-FAE/PR e Graduado em Comunicação Social pela Cásper Líbero, Professor do curso de Pós-Graduação de Gestão da Comunicação Integrada na Disciplina Sustentabilidade e Governança Corporativa. Conselheiro das ONGs CASA7 - Memórias e Aprendizagens e Juntos.com.vc. Editor de conteúdo do Portal Mercado Ambiental, Site Educação Socioambiental e Blog Mais do que Jogos. Consultor, especialista em Sustentabilidade, Marketing Ambiental, Jogos & Dinâmicas, criador e facilitador de jogos cooperativos para mobilização social. Sócio-Proprietário da WIGLIANI SOLUÇÕES CRIATIVAS – consultoria e assessoria de marketing, formatação de conteúdos para atividades lúdicas, e aplicação de jogos, oficinas e dinâmicas customizadas para treinamento e mobilização de colaboradores.

REALIZAÇÃO:
logo.jpg
A Juntos.com.vc, criada em maio de 2012, é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, que possibilita o financiamento de projetos com impacto social e socioambiental. Utiliza uma plataforma de crowdfunding para viabilizar projetos sociais e socioambientais com a ajuda financeira de pessoas e empresas que se identificam com as mais diversas causas.
Já captou mais de R$5,1 milhões de reais para quase 300 projetos.

APOIADORES:
Pluri.png logo_abraps_ALTA.jpg MA_Banner120x60 (1).gif LogoRR (1).jpg Transforma_0002.jpg


Obs: O almoço é livre e não está incluso no valor do curso.


LOCAL

Núcleo Pluri

Rua Luisiânia, 260 - Brooklin Paulista, São Paulo - SP
São Paulo, São Paulo

Comentários