Jornalismo Investigativo e a Influência do Hacktivismo

28 Ago 2016 16h - 28 Ago 2016 19h Livraria Cultura do Paço Alfândega

O Núcleo de Pesquisas em "Tecnologia, Lei e Sociedade" do Centro de Informática (CIn) da UFPE, convida para o debate "A RECONFIGURAÇÃO DO JORNALISMO INVESTIGATIVO E A INFLUÊNCIA DO HACKTIVISMO, DO MOVIMENTO CYPHERPUNKS E DO WIKILEAKS", a ser realizado no Auditório da Livraria Cultura Paço Alfândega, Recife, em 28/08/2016 (domingo) das 16h às 19h.

O evento, moderado por Ruy de Queiroz (CIn/UFPE), contará com a presença dos convidados: Carolina Dantas de Figueiredo (Depto. de Comunicação/UFPE), Rogério Christofoletti (Depto. de Jornalismo/UFSC), Luiz Carlos Pinto (Depto. de Jornalismo/UNICAP e Coletivo de Jornalismo Independente Marco Zero Conteúdo).

HASHTAGS: #JornalismoInvestigativo #Hacktivismo #Cypherpunks#Wikileaks

BIOGRAFIAS:
ROGÉRIO CHRISTOFOLETTI é Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Autor de três livros e organizador de outros oito, tem dezenas de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, tratando de Ética Jornalística, Crítica de Mídia, Novas Tecnologias e Educação. Como pesquisador, já desenvolveu projetos com financiamento da UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi ainda membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011), editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (2009-2015) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (2012-2014). Desde 2009 é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. Pesquisador do CNPq.

LUIZ CARLOS PINTO possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado por essa mesma Instituição de Ensino. Tem experiência como jornalista nos cargos de repórter e editor por já ter trabalhado em assessorias de imprensa, no Diario de Pernambuco, entre 1998 e 2007, nas editorias de Cidades, Informática e Economia. Tem interesse sobre sociologia da comunicação, web ativismo, modernidade e pós-modernidade, reflexividade, sociologia do trabalho, tecnologias da informação, tecnologias livres e, de forma geral no cruzamento de experiências, investigações e conhecimentos em que se encontrem cultura, tecnologia e política. Atualmente é professor de disciplinas do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É também integrante do Coletivo de Jornalismo Independente Marco Zero Conteúdo (www.marcozero.org).

CAROLINA DANTAS DE FIGUEIREDO é Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisas em cartografias digitais, narrativas e ciberativismo.

RUY J.G.B. DE QUEIROZ possui graduação em Eng. Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1980), mestrado em Informática pela Univ Federal de Pernambuco (1984) e PhD pelo Imperial Coll, Univ London (1990). Atualmente é professor titular da Univ Federal de Pernambuco, Editor-in-Chief do Logic Journal of the IGPL (Oxford Univ Press), Associate Editor do JCSS (Elsevier). De 2006 a 2008 foi membro eleito do Council da Association for Symbolic Logic. Criou em 1994 (e mantém desde então) a série internacional WoLLIC de encontros científicos em lógica (nível "B" segundo o CORE 2014). Em 2006 foi premiado com uma cátedra de "Edward Larocque Tinker Visiting Professor" - Dept Philosophy, Stanford Univ, por indicação de Solomon Feferman e Grigori Mints. Integrou o "advisory group" do "Nominating Committee" para o "Rolf Schock Prize in Logic and Philosophy for 2017" concedido pela Royal Swedish Academy of Sciences, tal qual ocorreu em 2008, 2011 e 2014. Integrou o comitê científico do "E.W. Beth Dissertation Prize" de 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em teoria da computação, sobretudo em temas relacionados a: teoria da prova, teoria da computação, lógica matemática, teoria de modelos, e fundamentos da segurança computacional.
LOCAL

Livraria Cultura do Paço Alfândega

R. Me. Deus, S/n - Recife Antigo, 50030-110
Recife, Pernambuco