Intervalo CESAR SPECIAL EDITION: Big Data - Assista online!

10 Dez 2015 16h - 10 Dez 2015 19h Galeria Portomídia

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

CESAR

Somos um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, desenvolvemos soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs - desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Em 2014, o CESAR superou a marca de R$ 90 milhões em vendas de projetos de inovação.

Nos últimos anos, com a evolução das redes de telecomunicações e em particular da Internet, assistimos uma verdadeira transformação na forma como se comportam pessoas, governos e negócios.
Passamos rapidamente de uma era na qual a Internet representava apenas uma rede de computadores, para uma era na qual estão conectadas cerca de 3 bilhões de pessoas, e agora também objetos e dispositivos computacionais. Cria-se então um cenário onde dados passam a ser gerados por dispositivos móveis e interconectados, capazes de monitorar pessoas e processos.

Segundo estimativas do Gartner, cerca de 4,9 bilhões de dispositivos como estes estarão conectados à Internet até o final de 2015, chegando a 25 bilhões até 2020. Esses objetos, juntos com as pessoas, geram um volume de dados diário de aproximadamente 2,5 quintilhões de bytes. Uma parcela de 90% de todos os dados existentes hoje foi produzida apenas nos últimos dois anos; e estima-se que o volume total de dados duplique a cada 1,5 anos.

Dessa forma, BIG DATA é a ciência que se propõe a analisar esses grandes volumes de dados e gerar informações, produtos e serviços relevantes para os negócios e a sociedade.

Venha discutir esse assunto com o CESAR e um time de especialistas no tema no dia 10/12, no Recife Antigo.
Garanta sua vaga, inscrevendo-se gratuitamente no site: http://www.intervalocesar.org

Luiz Borba - MODERADOR
[Consultor - CESAR]
Graduado em Ciência da Computação pela UFPE e é engenheiro de software no CESAR desde 2001. Com experiência em desenvolvimento de software, paradigmas de programação e linguagens, desde baixo nível como assembly e C até abstratas Ruby e Java.
TALK: Ferramentas para análise de grande volumes de dados.

Gustavo Woth
[Dirtoria de Transformação Digital - Algar Telecom]
Bacharel em Ciência da Computação, MBA em Business Intelligence pela FIAP e mestrado em Engenharia da Informação pela UFABC. Experiência no planejamento e implementação de estratégias em gestão de dados adquiridas em sua trajetória profissional pelas empresas Accenture, Santander e Boa Vista - SCPC. Atualmente parte do time de Transformação Digital da Algar Telecom com foco em Gestão da Informação e Analytics.
TALK: Big Data em operadoras de Telecom.

Jones Albuquerque
[Cientista-chefe - ISIS-TICs / Diretor de Conhecimento - Epitrack]
Jones Albuquerque é professor no DEINFO-UFRPE, cientista-chefe do ISI-TICs, e colaborador no CESAR.edu. Coordena o grupo de pesquisa Epischisto e é diretor de conhecimento da Epitrack, a qual ajudou a fundar e cujos trabalhos de combate a epidemias já lhe valeram alguns prêmios.
TALK: Um nova perspectiva de análise de dados.

Paulo Urbano
[Engenheiro de Software e Consultor - CESAR]
Mestre pela Universität Stuttgart, Alemanha, e especialista em Data Science pela Johns Hopkins University/Coursera. Desenvolveu sistemas de predição, recomendação e profiling em telecom, e-commerce e marketing, usando bases de grande volume. Atua como coordenador técnico e gerente de projetos do CESAR Sul.
TALK: Soluções CESAR em análise de dados.

José Carlos Cavalcanti
[Consultor - Creativante]
Engenheiro Civil pela UFPE; MSc em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ; e PhD em Economia pela University of Manchester- Inglaterra. É Professor dos Cursos de Economia e de Sistemas de Informação da UFPE, Consultor e autor do livro "Effects of IT on Enterprise Architecture, Governance and Growth", lançado em outubro de 2014 pela editora IGI-Global, dos EUA.
TALK: Analytics & Big Data: novos horizontes.

Paulo Adeodato
[Professor do CIn-UFPE - Membro Associado - CESAR]
Professor associado do CIn-UFPE, focado em Sistemas de Suporte à Decisão (DSS), Mineração de Dados e Engenharia do conhecimento. É PhD em matemática pelo King´s College London.Pioneiro no Brasil, criou a primeira disciplina de mineração de dados em 1999, tendo desenvolvido mais de 400 soluções de mineração de dados. Sócio-fundador e acionista da NeuroTech. Membro associado do CESAR e fundador da AI-Leader. É também membro do IEEE Industry Liaison Committee, do Comitê Estratégico de TI da AmCham-PE e dos comitês de avaliação de projetos de inovação do Programa TECNOVA das agências estaduais de fomento em parceria com a FINEP.
TALK: Abordagens de suporte à decisão.
Comentários