LAB de pesquisa em tendências e consumo

20 Mar 2015 19h - 21 Mar 2015 18h Loft Vasco

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Um LAB de Conhecimento


Saber o que o consumidor pensa e suas motivações para escolha de produtos e serviços é o sonho de toda empresa. A Antropologia do Consumo e seus métodos de pesquisa aplicados surgem como uma alternativa de aproximação entre esse indivíduo – “o consumidor” e as empresas de um modo geral.

O curso proposto pretende dar uma noção sobre um fenômeno fundamental da vida social nas chamadas sociedades urbanas contemporâneas: o consumo. Através das práticas e dos hábitos de consumo, pretende-se discutir parte do conjunto teórico utilizado para interpretá-lo, bem como o consumidor em suas atitudes e representações em sua vida cotidiana.


O objetivo central do curso é introduzir e estimular o “olhar antropológico” dos participantes para que reconheçam diferentes formas de expressões socioculturais em seus detalhes e percebam sinais que muitas vezes não são vistos, e assim possam entender a dinâmica de valores e práticas dos diferentes targets e assim possam elaborar estratégias comerciais mais adequadas.



Conteúdo:

 VAMOS ENTERRAR MASLOW? 

- Antropologia do Consumo como ferramenta para entender relações sociais, práticas culturais e códigos.
- Hierarquia das necessidades na visão antropológica.

THE DEVIL WEARS BOURDIEU 

- Os capitais que compõem a vida em sociedade, inclusão e distinção social a partir do consumo. Poder simbólico, habitus e formação do gosto.

TENDÊNCIA OU COINCIDÊNCIA

- Como o cenário contemporâneo e suas lentes influenciam as mudanças de comportamento do consumidor e como decodificamos os sinais do novo.
- Ponto a ponto do processo de pesquisa de investigação e aplicação de tendências, influência e disseminação.

THE MAGICAL CRYSTAL BALL

- Por que nos importamos com o futuro e como decodificamos sinais? Macro e micro movimentos.
- O que é uma tendência? Onde são encontradas as fontes de pesquisa e metodologias de trabalho.


Carolina Althaller

Carol estudou moda na Faculdade Santa Marcelina e Comunicação na FAAP, ambas em São Paulo, lugar onde morou por 8 anos. Também se especializou em moda pela London College of Fashion. É pesquisadora de tendências e escritora freelancer especializada em comportamento do consumo, cultura urbana e comportamento jovem, colaborando para sites como dazed & confused, ffw, vista, soma, entre outros. Foi, durante 4 anos, editora de conteúdo da WGSN para América do Sul, site para o qual continua colaborando. 

Também participa das redes de grandes institutos como Stylus Fashion Mindshare, Trendwatching, Future Laboratory, Futures Company e Sense Worldwide. Depois de ter estudado Design Thinking e Cool Hunting, voltou ao Rio, onde atualmente trabalha com Planejamento Estratégico no projeto KOLAB, central de inteligência powered by CUBO.CC e W/McCann, atendendo as marcas da The Coca Cola Company no Brasil. Pós graduanda em Design pelo IED, também criou sua empresa de pesquisa qualitativa, a anti, afim de ajudar marcas a se conectar com pessoas.


Hilaine Yaccoub

Antropóloga. Formada em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, pós graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - PPGA/UFF onde concluiu o doutorado (linha de pesquisa Antropologia do Consumo). Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos da Modernidade (NEMO/UFF), ao grupo de pesquisa Estudos de Consumo (UFF/UFFRJ) e ao LeMetro: Laboratório de Etnografia Urbana no IFCS/UFRJ. 

Professora da ESPM graduação e Pós-Graduação, desenhou o MBA em Estratégias de Ciências do Consumo da ESPM. Contribui com conteúdo para os blogs, Unplanned e Mundo do Marketing. Atua como consultora no campo da Antropologia do Consumo desenvolvendo conteúdo, palestras, pesquisas e análises antropológicas. Hoje investiga através de pesquisa etnográfica o acesso e consumo a serviços públicos e privados (energia, água, tv a cabo e internet) em uma favela carioca onde residiu por 1 ano e meio para desenvolvimento da tese de doutoramento. Diretora da KULA Conteúdo e Desenvolvimento onde desenvolve o projeto Culturelab em parceria com a pesquisadora Carol Athaller com o objetivo de ministrar cursos livres e in company sobre temas ligadas a Coolhunting, Tendências, Pesquisas Antropológicas e Antropologia do Consumo. 

Serviço:

LAB de pesquisa em tendências e consumo.

Dia 20/03, das 19h às 22h

Dia 21/03, das 9h às 18h

Loft Vasco - Rua Vasco da Gama 1020, Porto Alegre/RS

info: juliana@altoseventos.com.br

LOCAL

Loft Vasco

Rua Vasco da Gama, 1020, Bom Fim, Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Comentários