O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Labens Corp. / Faber-Ludens

A Labens Corp. Treinamentos Especiais é a empresa parceira do Instituto Faber-Ludens para a realização de cursos técnicos e de formação. O Instituto Faber-Ludens é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento do Design e da Tecnologia no Brasil através da integração entre mercado e academia. Seja muito bem vind@!

Luciane Horcel é jornalista, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, editora on-line no jornal Gazeta do Povo, responsável pelo conteúdo digital e de mídias sociais de duas editorias. É professora universitária de Comunicação Social e ministra Redação e Jornalismo Digital desde 2007. Ao longo da sua carreira, trabalhou com assessoria de imprensa, rádio e foi editora e revisora de livros e revistas especializados.

Teoria e prática da informação para a mídia digital

Webwriting e suas aplicações na produção de conteúdo informativo para a mídia digital

A redação para web é uma tarefa complexa e fascinante, pois reúne texto, design e tecnologia, transformando estes elementos em um componente único, a informação. Com a junção de várias mídias em um único ambiente, o texto on-line precisa ir além, pois concorre com outras maneiras de dar acesso a informação. O webwriting é o conjunto de técnicas que auxilia na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais.

Através deste minicurso, você será capaz de aplicar os princípios do webwriting em textos; desenvolver os elementos textuais da informação, imagem, áudio e vídeo; desenvolver conteúdos institucionais, sobre serviços; melhorar as práticas em arquitetura da informação, usabilidade, SEO, acessibilidade digital e direito digital.

Este minicurso é indicado para:

  • Jornalistas
  • Arquitetos da Informação
  • Redatores
  • Web designers
  • Publicitários
  • Gestores de conteúdo

Programa do Curso

  • O que é conteúdo digital?
  • Como lidar com a informação em um ambiente de convergência de mídias, muito além do texto?
  • De que forma o público deseja consumir informação?
  • O que é Webwriting?

Princípios do webwriting:

  • Persuasão
  • Objetividade
  • Relevância
  • Credibilidade
  • Abrangência

Redação para a web:

  • Títulos para textos de destaques;
  • Textos de destaques;
  • Títulos para textos principais;
  • Textos principais;
  • Títulos para textos de detalhamento;
  • Textos de detalhamento;
  • Uso de links;
  • Imagem, Áudio e Vídeo;

Redação para mídias sociais:

  • Redes e Microblogs

Aspectos da redação para a web (melhores práticas):

  • Arquitetura da Informação
  • Usabilidade
  • SEO (Otimização para Sistemas de Busca)
  • Acessibilidade Digital
  • Direito Digital

Ao final do minicurso, você saberá redigir um texto com os princípios do webwriting; desenvolver títulos para diferentes tipos de texto; usar links adequadamente; redigir conteúdos institucionais, redigir conteúdos sobre serviços; redigir para seções de comunicação e relacionamento; redigir para redes, blogs e microblogs além de melhorar sua prática em arquitetura da informação, usabilidade, SEO, acessibilidade digital e direito digital.

--

LOCAL

A Fábrika

Rua Reinaldino Schafemberg de Quadros, 53, Alto da Rua XV, Curitiba - Paraná, República Federativa do Brasil
Curitiba, Paraná

Comentários