Objetivando estabelecer uma métrica para mensuração do nível de transparência pública que possa ser aplicada a entes da administração direta e indireta dos três poderes, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças e a Oncase Soluções em parceria apresentam o Laboratório de Transparência Pública – LABTRANSP.

O foco do LABTRANSP é criar uma cultura de acesso à informação através de análise dinâmica de dados, com a utilização da ferramenta Pentaho. A apresentação de resultados com interface mais amigáveis e conteúdo compreensível facilita a usabilidade das informações disponíveis e desperta um maior interesse da sociedade pela prestação de contas dos atos dos gestores públicos. Desta forma, os entes públicos serão cobrados por uma melhor gestão dos recursos, bem como pela evidenciação ativa de informações de interesse da população.

O laboratório é parte integrante do projeto de pesquisa: Acesso à Informação e Transparência Pública. Este é o primeiro evento de uma série, outras atividades serão realizadas pelo LABTRANSP em parceria com a Oncase. Para este ano já estão previstos um curso de utilização do Pentaho, oferecido pela Oncase, e uma seleção para alunos-pesquisadores. Os melhores colocados no curso concorrerão à bolsas de pesquisa.

Local: Auditório da Central de Aulas (entre bloco C e bloco B )- UFPB

PROGRAMAÇÃO

30 minIntrodução à Dados Públicos - Dr. Éfrem Maranhão Filho & Dr. Rommel Freire (UFPB)
30 minBusiness Analytics, Big Data e Data Discovery com Pentaho - Iandé Coutinho (CTO e cofundador - Oncase)
30 minMineração de dados abertos com Pentaho - Mailson Filho (Data Scientist - Oncase)
30 minLançamento do Laboratório de transparência pública - Dr. Éfrem Maranhão Filho & Dr. Rommel Freire (UFPB)

Realização : Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças e Oncase

Apoio: CCSA, DFC, DGP e CI

LOCAL

Centro de Informática - UFPB

Cidade universitária - UFPB
João Pessoa, Paraíba

Comentários