Objetivo

Este curso presencial é destinado a analistas e programadores de qualquer linguagem. O programa apresenta conceitos, técnicas e boas práticas para uma missão importante em todos os projetos de software:entender o que o usuário quer do sistema!

Através de um estudo de caso real e didático, colocamos o entendimento a prova. O conteúdo explica a aplicação correta dos artefatos de acordo com o tipo do requisito. Os alunos aprendem requisitos funcionais e não funcionais, seguindo o modelo FURPS+.

Público-alvo

Analistas de sistemas, de requisitos e de TI, engenheiros de requisitos, coordenadores e líderes da área de TI. Gerentes e líderes de Projetos, Estudantes.

Metodologia

O curso será ministrado no ambiente de aprendizagem virtual na modalidade à distância(Plataforma Moodle) sem previsão de encontros presenciais ou síncronos entre alunos e equipe pedagógica.

A estruturação do curso foi projetada de tal forma, para que todo seu conteúdo seja auto-contido e desta forma, possibilita a execução do curso sem a necessidade de tutor para atendimento ao aluno. Além disso, os alunos poderão utilizar os próprios materiais didáticos para sanar suas dúvidas.

A metodologia de ensino adotada para o curso é a interacionista em que a aquisição do conhecimento é promovida mais efetivamente através das interações quer sejam entre participantes, entre participantes e o material do curso, ou entre participantes e o meio. Sugerimos ao aluno que disponha em média de 1h por dia para cumprimento das atividades propostas no curso e para seu aprendizado.

O curso tem como eixo central a realização de atividades baseadas nos recursos didáticos disponibilizados pela coordenação do curso que podem ser videoaulas gravadas, apostilas, guias, tutoriais, apresentações em PowerPoint, animações, código fonte, etc. E ainda pela participação em tarefas e questionários. Cada unidade terá uma seleção de um ou mais tipos destes recursos didáticos em que serão abordados os conceitos e assuntos pertinentes ao curso.

As videoaulas poderão ser assistidas a qualquer momento durante o período em que o curso estiver sendo realizado. Isso permitirá que o aluno possa organizar seus estudos nos horários mais convenientes.

Após a inscrição o participante receberá em seu e-mail cadastrado os dados de acesso à plataforma de ensino assim como o endereço eletrônico para acesso ao conteúdo do curso.

Ao fim do curso, após cumprir as exigências pedagógicas, o aluno terá direito a um certificado de participação do referente curso.

Carga Horária

40h

Programa

Introdução
1. Problemas em requisitos 

2. Tipos de requisitos 

3. Ciclo de vida 

4. Abordagem ágil 

Metodologia

1. Levantamento de requisitos

2. Apresentação do estudo de caso 

3. Técnicas: entrevista / questionários

4. Casos de uso, user stories, reuniões e protótipos de telas

5. Análise de objetivo, priorizando o trabalho

6. Documento de requisitos 

7. Especificação do objetivo

8. Técnicas: escrevendo casos de uso / escrevendo user stories

9. Documentos de especificação 

10. Validação 

11. Gestao de requisitos / planejando as interações do estudo de caso

12. Gestão de mudanças

Comentários