O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Instituto Volusiano

Instituto Volusiano: arte contemporânea, cursos, galeria, coworking e residência artística. O Instituto Volusiano é um novo espaço de arte da cidade de São Paulo, gerado pelos artistas pesquisadores Rogério Borovik e Samira Br, e gerenciado pelo artista curador Ricardo Ramalho. Galeria de arte contemporânea, residência artística e cursos. É um espaço de troca contínua entre os visitantes, residentes e colaboradores. Participe com sua presença ou propostas!

Aprenda a criar módulos complexos de performance a partir de técnicas de processamento de áudio (DSP) e interfaces de controle avançadas com Alexandre Porres

Conteúdo:
O objetivo é que o aluno aprenda a criar módulos complexos de performance a partir de técnicas de processamento de áudio (DSP) e interfaces de controle, entrando em contato com ambientes de programação como o Pure Data e Super Collider. O aluno aprende a programar módulos avançados de performance, sem necessitar de conhecimento prévio em programação. Apesar do conteúdo denso, não há pré-requisitos. O curso fornece diversas ferramentas já prontas e torna acessível o conhecimento por meio de um material didático próprio para músicos. Ao final do curso, teremos uma apresentação aplicando na prática a teoria e ferramentas dadas no curso.

Materiais necessários:
O aluno deve trazer notebook e, se possível, controladores portáteis.  

Público alvo - Músicos e compositores interessados em trabalhar com performance e improvisação de música eletrônica/computacional em tempo real (ao vivo). Não há pré-requisitos. O curso é aberto a diferentes estéticas, com único enfoque em projetos interativos, com processamentos em tempo real. Artistas que trabalham com multimídia, interação com hardwares analógicos e digitais são mais que bem-vindos, assim como envolvidos com instalações interativas.

Plano de Aulas

- Panorama do curso: Apresentação de diversas ferramentas/softwares
- Áudio e Áudio Digital Básico.
- MIDI, OSC, Controladores e interfaces interativas diversas, Integração entre diferentes softwares.
- Osciladores e Modulação (AM, FM)
- Distorção e Waveshaping
- Reverb e Delays
- Filtros
- Síntese de Karplus-Strong
- Síntese Granular
- Síntese Concatenativa
- [Brane-e] um módulo de performance desenvolvido pelo professor em Pd, que consiste em um sampler com capacidades avançadas.
- Análise e Manipulação Espectral
- Análise Sonora e Pitch Tracking
- Ressíntese via banco de osciladores
- Convolução/Síntese Cruzada (Vocoder)
- Phase Vocoder (Pitch Shiffting e Time Compress/Expand).

A cada aula, trataremos de um conteúdo teórico (técnicas de DSP), que será aplicado em exercícios práticos a partir de ferramentas dadas pelo professor. Com essas técnicas, o aluno construirá seus próprios módulos e sets de performance.
Os projetos artísticos a serem desenvolvidos estão abertos a qualquer estética e técnica musical eletrônica/computacional, com enfoque em projetos interativos e em tempo real (Eletrônica ao Vivo). Projetos que envolvam multimídia e interação com hardwares analógicos e digitais são mais que benvindos, assim como instalações sonoras.

Alexandre Porres

Doutor em Sonologia/Computação Musical pela USP e Mestre em Composição pela Unicamp, atua em diferentes meios de criação musical. Compôs peças de câmara, orquestra, eletroacústica, e trabalhos diversos com influências desde música erudita ao pop, passando pelo noise e o experimental. Também colabora com trabalhos multimídia/interativos e faz performances com improvisação e eletrônica ao vivo. A ênfase de sua pesquisa está na criação de aplicativos de processamento sonoro e síntese, além de estudos sobre percepção e análise sonora. Como produtor, trabalha com organização de eventos artísticos e festivais, tendo sido o principal organizador da Convenção Internacional de Pure Data no Brasil em 2009.

LOCAL

Instituto Volusiano

Rua Heitor Penteado, 1971, São Paulo, República Federativa do Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários