[Férias] Android T1

13 Jan 2014 14h - 24 Jan 2014 18h Ludo Cursos

O ORGANIZADOR DESSE EVENTO FOI
organizacao

Ludo Cursos

Oferecemos cursos de Extensão e Qualificação com o melhor custo x benefício do mercado, sempre com foco na interação em sala de aula, promovendo ótimos momentos para troca de experiência e conhecimentos.

Público Alvo:
Este curso é destinado a desenvolvedores que compreendem os conceitos de programação orientada a objeto e desejam iniciar desenvolvimento no ambiente mobile.

Objetivo:
Apresentar a plataforma de programação Java para Google Android, com o foco em desenvolvimento de aplicativos. Todos os elementos básicos para construçãos desses aplicativos serão abordados, bem como a configuração do ambiente, como utilizar as ferramentas do Android SDK para desenvolver e como distribuir esses aplicativos.

Metodologia:
O curso é focado em prática, com exemplos visando sempre explorar o maior número possível de conceitos, cuja complexidade evolui de acordo com o andamento do curso. Ao final, um projeto simples utiliza as habilidades desenvolvidas para a resolução de um problema real, via Google Android.

Benefícios:
* Material de acompanhamento
* Internet Wi-Fi disponível no local
* Certificado de 32 horas/aula

Instrutor: Luiz Felipe de Oliveira Libório

Formado em Ciência da Computação, trabalhou diretamente com a plataforma Android, com execução e com manutenção de scripts de teste automático no Projeto do Centro de Informática da UFPE com a Motorola. Após essa experiência, o seu foco principal se tornou o desenvolvimento de aplicativos mobile unidos à interfaces web, devido à sua experiência de 3 anos atuando na área.

Atualmente, atua como instrutor freelancer, tendo ministrado cursos de android durante o ano de 2012. Iniciou um empreendimento próprio, onde atua em projetos voltados para tablet, focando sempre na plataforma Android.

Ementa:

1. INTRODUÇÃO AO GOOGLE ANDROID
a. SDK do Android
b. Plugin no Eclipse
c. Arquivos de Configuração
d. Estrutura do Projeto
e. Simulador

2. A PLATAFORMA
a. Activity
b. Service
c. Intents
d. Provedores de Conteúdo
e. Widgets
f. Notifications
g. Os recursos e a pasta res
h. R.java

3. COMPONENTES DE TELA
a. TextView
b. EditText
c. Gallery
d. Button
e. Listeners
f. RadioGroup e RadioButton
g. CheckBox
h. ImageView
i. ImageButton
j. Spinner, ListView e Adapters
k. Outras Views
l. Alerta Modal
m. Toast
n. Atributos XML

4. LAYOUTS
a. LinearLayout
b. TableLayout
c. AbsoluteLayout
d. FrameLayout
e. RelativeLayout

5. CRIANDO A PRIMEIRA APLICAÇÃO EM ANDROID
a. Usando Widgets
b. Desenvolvendo uma aplicação que soma números
c. Desenvolvendo uma aplicação simples de compras
d. Desenvolvendo uma aplicação de cálculo de salário
e. Usando a widget RadioButton
f. Usando a widget Spinner
g. Desenvolvendo uma aplicação de lista telefônica
h. Desenvolvendo uma aplicação que visualiza imagens
i. Usando o widget ImageView
j. Usando o widget Gallery
l. Mudando de layouts
m. Desenvolvendo uma aplicação de cadastro

6. DEPLOY DA APLICAÇÃO
a. Distribuindo sua aplicação
b. Geração do Certificado Digital e Assinatura
c. ZipAlign
d. Android Market

7. PROGRAMAÇÃO COM INTERNET EM ANDROID
a. Trabalhando com sockets em Android
b. Desenvolvendo uma aplicação cliente em Android e um servidor Java
c. Obtendo conteúdo de uma URL
d. Enviando informações para uma página Web via URL
e. Fazendo download de um arquivo
f. O componente WebView
g. Desenvolvendo uma aplicação que visita páginas Web

8. PERSISTÊNCIA
a. Criando o banco de dados;
b. Persistindo dados;
c. Obtendo dados;
d. Programação com banco de dados
e. A linguagem SQL
f. O comando CREATE TABLE
g. O comando INSERT
h. O comando UPDATE
i. O comando DELETE
j. O comando SELECT
k. Exemplos de SQL usando as funções do Android
l. Desenvolvendo uma aplicação de cadastro (segunda versão).

Carga Horária:
32 horas

Pré-Requisitos:
Obrigatórios:
- Conhecimentos básicos da plataforma Android;
- Conhecimentos em Programação Orientada a Objetos;
Desejáveis:
- Conhecimentos em programação em Java;
- Conhecimentos em Programação para Banco de Dados utilizando SQL;

LOCAL

Ludo Cursos

Rua Guilherme Pinto, 146, Recife - Pernambuco, República Federativa do Brasil
Recife, Pernambuco

Comentários