Workshop de VideoMapping - Básico

12 Mar 2016 09h - 13 Mar 2016 18h Estúdio LILO

Workshop VideoMapping - Básico

A projeção mapeada (VideoMapping) é uma técnica que permite projetar imagens, vídeos e animações sobre relevos e superfícies pouco convencionais de modo a salientar determinadas características do espaço. Pode ser utilizada em fachadas de edifícios, ambientes internos, cenografias de eventos, teatros e instalações em geral.

O workshop abordará todas as etapas e medidas necessárias para a criação e execução de um projeto em videomapping. A oficina básica é um módulo voltado para quem nunca teve contato e quer experimentar na prática como fazer uma projeção mapeada. O foco é bastante técnico e aborda temas como resolução, lentes e tecnologias de projetores, softwares e servidores.

Para a parte prática, iremos trabalhar um software gratuito. É necessário notebook PC ou MAC para fazer o workshop. Projetor não é obrigatório, mas muito útil durante as experimentações do segundo dia. Quem quiser produzir conteúdo específico para o videomapping deverá trazer a máquina com after effects e photoshop.

O Workshop se destina a curiosos, entusiastas, profissionais, artistas, acadêmicos e público no geral que tenha curiosidade e interesse em conhecer o que vem a ser projeção mapeada e experimentar um pouco. Recomendado especialmente para artistas de palco, instalação e performance, que queiram se aproximar do assunto e estudar as possibilidades. Indicado também para produtores culturais.


Video Mapping Básico
12 e 13 Março
9 às 18h


Pré-requisitos: acima de 14 anos e conhecimentos em matemática básica (operações aritméticas, geometria plana, regra de três, plano cartesiano).

Observação: O software a ser usado na experimentação será o VPT7 (https://hcgilje.wordpress.com/vpt/). Ele é gratuito e roda em plataforma Mac ou Windows desde que tenha o QuickTime instalado. Quem tiver interesse poderá aplicar os conhecimentos com outros softwares como o Modul8+MadMapper ou Resolume Arena.


Lina Lopes
É artista e designer em Mídias Digitais, trabalha com projetos de Video Mapping, interatividade e luminotécnica. Graduada em Cinema pela USP, possui especialização em Iluminação e Design. Atualmente, é mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Design pela Faculdade Anhembi-Morumbi. Lina desenvolve projetos de arte, design e tecnologia, através de programação e manipulação de imagens em tempo real (madmapper, processing, entre outros) e uso de computação física (arduino, raspberry Pi, etc).
LOCAL

Estúdio LILO

Rua Harmonia, 797 - Sumarezinho, São Paulo - SP, Brasil
São Paulo, São Paulo

Comentários