Missão #3 - Sacolas Verdes - Imagina na Copa

03 Jun 2013 12h - 09 Jun 2013 23:59 Em breve.

Imagina na Copa convoca jovens de todo Brasil a usarem sacolas verdes para destinar recicláveis a cooperativas e catadores

O país perde em torno de R$ 8 bilhões anualmente por deixar de reciclar os resíduos que são encaminhados aos aterros ou lixões, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o Imagina na Copa e a Casa de Gentil lançam a Missão #3 - Sacolas VerdesA convocação é para que, de 1º a 8 de junho, pessoas de todo país separem o lixo, coloquem os resíduos recicláveis em uma sacola verde e façam essa sacola chegar a cooperativas de reciclagem e catadores.
 
O relatório "Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos", lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2012, aponta que a coleta seletiva no Brasil ainda é insuficiente e está concentrada nas regiões Sul e Sudeste.

A escolha das sacolas verdes é uma forma protesto em favor da coleta seletiva nas cidades, mostrando que a população está fazendo sua parte e se importa com o tema, além de ser também uma forma de comunicação direta com os catadores, que saberão que naquela sacola todo material é reciclável.

“A dificuldade da coleta seletiva passa por uma dificuldade de comunicação. A população deixa de separar o material alegando que a administração não vai coletar e, muitas vezes, a administração não coleta alegando que a população não separa. E nessa questão, um dos principais agentes é esquecido, que é o catador”, explica Glauco Gonçalves Dias, co-idealizador da missão.

A iniciativa Sacolas Verdes já foi testada na cidade de Raposos, região metropolitana de Belo Horizonte. Moradores de seis bairros participaram da ação e, em uma semana, cerca de uma tonelada de material foi arrecadado e destinado para cooperativas.

As missões do Imagina na Copa são lançadas através da página no Facebook e do site do projeto. A partir deste chamado, pessoas de todo país se organizam para executar a ação em suas cidades, de forma independente, como ocorreu nas duas primeiras missões: Que Ônibus Passa Aqui e Leve este Livro.

Os participantes são estimulados a registrar a ação e compartilhar em seus perfis. O objetivo é inspirar outras pessoas para que cada uma faça a sua parte. Em Raposos, município da região metropolitana de Belo Horizonte e onde o projeto foi criado, um grupo irá se reunir neste sábado às 10h, no centro da cidade. Uma página de evento no Facebook foi criado para divulgar a ação.

Em São Paulo (SP), onde mais de 20 mil catadores são responsáveis por coletar 90% de todo o lixo reciclável, a missão Sacolas Verdes recebe o apoio da Virada Sustentável, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho, no Parque Água Branca, zona Oeste da cidade.

O projeto Pimp My Carroça - História #22 do Imagina na Copa, lançada esta semana - também é apoiador da missão. O movimento é liderado por jovens que usam o grafite para reformar carroças e chamar a atenção da população para a importância dos catadores de lixo.

Assista o vídeo da Missão #3 AQUI.

Comentários